“Final de abril entregamos a obra do Elevado”, diz Secretário de Desenvolvimento Urbano de Chapecó

Segundo Américo do Nascimento, obra está próxima de atingir 90% de conclusão

Foto: Secom/Chapecó

“Final de abril entregamos a obra do Elevado”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo do Nascimento em entrevista para o ClicRDC, nesta segunda-feira (2), sobre o desenvolvimento de obras em Chapecó (SC). Conforme o Secretário, todas as obras prontas – Contorno Viário Oeste e Acesso a BR-282 – ou as que estão em planejamento e execução – Elevado, Contorno Viário Extremo Oeste e ‘nova Leopoldo Sander’ – acontecem em forma de integralidade, onde uma obra complementa a outra.

Segundo Américo, as obras do Elevado estão próximas de chegar a 90% de conclusão. Nos próximos dias, a Administração Municipal irá cumprir as seguintes etapas:

– Finalização da terra armada Leste (Sentido Efapi – Centro);

– Finalização da proteção lateral da terra armada Oeste (Sentido Centro – Efapi);

– Iniciar a construção das proteções laterais do Elevado, na terra armada, igual o que já está construído na parte alta do Elevado;

– Pavimentação do Elevado (As duas terras armadas e a parte de cima do Elevado);

– Sinalização horizontal, vertical e pinturas do Elevado.



Novas paralisações no trânsito na região do Elevado

Conforme o Secretário Américo, grandes paralisações, como a do dia 8 de janeiro, para a construção da alça do Elevado, no sentido São Pedro – Leopoldo Sander não irão mais acontecer.


“Nós estamos com as quatro alças prontas. Se tivermos ainda intervenções no trânsito serão pequenas, e serão programadas no mínimo tempo possível, preferencialmente nos fins de semana”, falou Américo.


O Secretário Américo lembrou que com a finalização do Elevado e a assinatura para o início das obras da ‘nova Leopoldo Sander’ e Contorno Viário Extremo Oeste, uma região que antes era frágil do ponto de vista de estrutura logística irá se tornar muito forte e ajudará no desenvolvimento do local por anos.

‘Nova Leopoldo Sander’

Segundo Américo do Nascimento, a avenida Leopoldo Sander será duplica, terá quatro pistas, contará com acessos subterrâneos e pequenos viadutos. O Secretário ainda informou que a pasta estuda a possibilidade de criar um ‘mini acesso’ na rua Faxinal dos Guedes, que auxiliaria no trânsito da região.

A ‘nova Leopoldo Sander’ deve contar com mais duas novas rótulas, que junto com a atual, próximo a entrada da avenida Ernesto de Marco ajudará na logística segura da região.


“Pode ter certeza que será um projeto que vai casar muito bem com essa obra do novo Elevado e com as outras obras que virão”, falou Américo do Nascimento, sobre a ‘nova Leopoldo Sander’.


Em janeiro deste ano, a Secretária de Mobilidade Urbana, Luciane Stobe informou ao ClicRDC que o investimento para as obras na Leopoldo Sander devem se aproximar dos RS 25 milhões.

Segundo Américo do Nascimento, ainda não existe previsão para o início da obra. Atualmente ela está em processo licitatório.


“Se o processo licitatório não for demorado e se nos conseguirmos a parte burocrática, da liberação dos recursos, nós deveremos no primeiro semestre estar iniciando essa obra”, declarou o Secretário.


Conforme o Secretário Américo, as obras em execução e as em planejamento são parte de uma solução logística para o município, com qualidade e segurança. “O grande sentido destas obras é melhorar o trânsito, não só com mais rapidez, mas com mais segurança também. Não adianta você fazer uma rodovia rápida, se no futuro teremos problemas com acidentes”, finalizou Américo do Nascimento.