Dia do Ciclista: Campanha alerta sobre uso seguro da bicicleta - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Dia do Ciclista: Campanha alerta sobre uso seguro da bicicleta

Em 2018, acidentes com bicicleta geraram custo superior a R$ 14 milhões ao SUS

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Informações Agência Brasil

Nesta segunda-feira (19), é o Dia Nacional do Ciclista e a Campanha Bicicleta Segura é desenvolvida para conscientizar os ciclistas e os motoristas, na prevenção de lesões em acidentes que envolvem bicicletas. Em 2018, 11.741 brasileiros foram internados por envolvimento em acidentes com bicicleta, que geraram custo superior a R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Família colombiana viaja 8000 km de bicicleta e visita Chapecó

A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot). O presidente da Sbot, Moisés Cohen, lembrou que nas grandes cidades aumentou a prática do ciclismo, motivada pelo baixo custo, a  rapidez, praticidade, saúde e preocupação ambiental. Contudo, o presidente salienta que a prática pode gerar problemas devido, principalmente, pela falta de estrutura na maioria das cidades.

Sobre a campanha o presidente considera que a conscientização é importante, baseada no aumento das lesões que os ortopedistas têm encontrado. Moisés Cohen informou que as fraturas mais comuns quando o ciclista cai da bike são da clavícula, na região do ombro.

Conscientização

A principal recomendação aos ciclistas é a proteção. A entidade alerta para que os ciclistas circulem por locais e com bicicletas adequadas. Entre as recomendações feitas pela Sbot aos ciclistas estão o respeito às leis de trânsito; o uso das ciclovias; o cuidado ao passar por carros estacionados; a circulação sempre do lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo sentido dos veículos.

A ação também atinge aos motoristas, principalmente de automóveis, ônibus e caminhões. Segundo o presidente da Sbot, os acidentes graves que ocorrem nas cidades são principalmente causados por esses condutores de veículos. O presidente alertou que não há no Brasil dados referentes a ciclistas que ficaram com sequelas irreparáveis. Ainda de acordo com dados da Sbot, as principais causas de acidentes são embriaguez de motoristas de automóvel, desrespeito às leis de trânsito e bicicletas no mesmo espaço que outros veículos.

Dia do Ciclista

O Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer.

A data entrou no calendário oficial do país. Sua aprovação tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.