Chapecó: Avenida Leopoldo Sander terá ciclovia

Avenida passará por obras de duplicação

IMAGEM ILUSTRATIVA- Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As obras na Avenida Leopoldo Sander devem começar logo após a conclusão das obras do Elevado – próximo a BRF. Além da duplicação, uma das novidades é que será construída uma ciclovia no local. Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Luciane Stobe, a ciclovia fará a conexão com a região das universidades e com a Avenida Fernando Machado.


“O start do município é isso, tudo que colocarmos a mão para fazer de novo, vamos já projetar uma ciclovia. Todo loteamento que for fazer, vamos pensar em uma situação de ciclovia”, destacou.


Luciane acrescentou que atualmente existe uma dificuldade de colocar ciclovias na cidade, principalmente, em locais que já estão estruturados.

“A dificuldade da ciclovia é colocá-la em uma situação que está consolidada e pensar em como fazer conexões. Primeiro que temos pontos íngremes, difíceis de fazer uma conexão. Se pensava: vamos conectar a Getúlio Vargas com a Benjamin Constant, e conecta no que mais? Porque a ciclovia não pode ser no meio do nada, precisa ter uma conexão. Então, essas situações em que se está fazendo uma via nova é de deliberação do município pensar a ciclovia e fazer as conexões dela. Quando tem loteamentos novos já se exige do loteador que ele faça a ciclovia com conexões”.

Projetos de mais ciclovias

A secretária destacou que existem projetos de adaptações. Um dos locais prováveis – em que se pensa em colocar uma ciclovia – é na Nereu Ramos, que ligue o terminal e as áreas das universidades.


” É um projeto que a gente tem pensado muito e que tem amadurecido muito. Não é só Chapecó, mas o mundo tem pensado nessa situação, em que os pequenos trechos precisam ser feitos com outra formas de modais. Temos incentivado isso”, pontuou.