OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAVereadores de Chapecó aprovam instituição de Hora Cívica na rede municipal de...

Vereadores de Chapecó aprovam instituição de Hora Cívica na rede municipal de ensino

Na primeira sessão de abril, nesta terça-feira (4) os vereadores de Chapecó aprovaram o projeto 239/18, de autoria do Executivo, que institui a Hora Cívica na Rede Municipal de Ensino e o Programa de Aprendizagem dos Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais. De acordo com a proposta do governo, uma vez por semana, em dias alternados, todas as instituições educativas da rede municipal farão, nos três períodos, o hasteamento e arreamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município e executarão os hinos nacional e estadual. Os alunos também aprenderão o significado dos símbolos. De acordo com o governo, a lei busca resgatar o patriotismo nas escolas.

O projeto original sugeria dois dias da semana para a Hora Cívica, porém emenda da vereadora Astrit Tozzo (PSD) reduziu para uma só, para facilitar a organização das escolas. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação e volta ao Plenário nesta quinta-feira (04), para segunda votação.

Além desse, os vereadores também aprovaram a redação final do projeto 151/18, de autoria do vereador Itamar Agnoletto (PSDB), que autoriza o estacionamento gratuito de clientes em frente a farmácias do município. De acordo com o autor, a proposta busca garantir pelo menos uma vaga pública a cada farmácia para estacionamento durante 15 minutos, com a obrigatoriedade ao motorista de manter o alerta ligado no período.

- Continua após o anúncio -

Em segunda votação também foi aprovado o projeto 43/19 do Executivo que altera dispositivos da Lei nº- 6.296, de 19 de julho de 2012.

Requerimentos

Quatro requerimentos foram aprovados na sessão dessa quarta-feira. Um deles, 71/19 do vereador Adão Teodoro (PR), provocou debates em Plenário. O documento cobra respostas da secretária de Defesa do Cidadão, Luciane Stobe, sobre a possibilidade ou não de implantação de uma faixa de pedestres na Avenida Atílio Fontana, esquina com a Rua Uru, no Loteamento Tiago. Segundo o autor, que faz parte da base do governo, a secretária não respondeu a indicação de sua autoria, o que justifica o requerimento.

“É simples e não teria necessidade do requerimento, mas faço porque não tenho uma resposta para dar ao povo. Com o documento aprovado, ela é obrigada a responder sim ou não”, criticou o vereador. Os vereadores Diego Alves (PP) e Neuri Mantelli (sem partido) também criticaram a falta de respostas da secretária e cobraram uma atitude do governo.

Outro requerimento aprovado foi o 72/19, de autoria do vereador João Luis Siqueira(PP) e subscrito por todos os vereadores, cobrando informações da Casan referentes ao valor mensal arrecadado e o investimento mensal da Estatal no município.

Além desses, foram aprovados os requerimentos 70/19 e 75/19. O primeiro, de autoria do presidente Arestide Fidelis (PSB), solicita a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer na Câmara para explanação sobre a campanha anual de prevenção e combate ao câncer.

O segundo, de Cleiton Fossá (MDB), pede o comparecimento dos líderes dos Sindicatos de Servidores Públicos de Saúde e Agentes de Saúde para reunião de trabalho para tratar do projeto 28/19 que altera artigos sobre as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e detalha atividades típicas do Agente de Combate às Endemias no município. O projeto chegou a entrar na ordem do dia para votação, mas teve pedido de vista do vereador Diego Alves e foi suspenso por três dias para melhor análise.

*Informações MB Comunicação

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se