Prefeito Luciano Buligon garante recursos em Brasília - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Prefeito Luciano Buligon garante recursos em Brasília

Buligon buscou soluções para Ibama na cidade e recursos para o Complexo do Verdão, Arena Condá, PAA e Juventude

O prefeito Luciano Buligon (DEM) está em Brasília onde cumpre extensa agenda que começou ainda na terça-feira (11) e prossegue até esta quinta-feira (13). Ele reuniu-se em audiências no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), gabinetes do Senador Esperidião Amin (PP/SC) e dos deputados federais Caroline De Toni (PSL/SC) e Celso Maldaner (MDB/SC), ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Esportes e Secretaria Nacional de Juventude.

No Ibama, o prefeito reuniu-se com a secretária Michelle Oliveira, onde discutiu uma solução para a Base do Instituto localizada na  Sede Trentin. A ideia exposta por Buligon é usar o instituto das PPPs (Parceria Público Privada) como forma de transferir a exploração para a iniciativa privada que instalaria ali uma central produção e distribuição de alevinos, com foco nas espécies que se reproduzem na Rio Uruguai, isto é espécies nativas da região. A proposta foi bem recebida e será protocolada nos próximos dias.


Encontro com representantes do Ibama
Foto: Secom/Chapecó

Já no Ministério da Cidadania uma das pautas foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Buligon foi recebido pelo Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Carlos Cavalcante, para tratar dos recursos represados no primeiro semestre deste ano. Ficou autorizado ao Município o gasto dos recursos previstos para esses primeiros seis meses, estando garantido o aporte para o segundo semestre. Além disso, o prefeito obteve sinal verde para a aquisição de novos veículos para o PAA.


Encontro com o secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Carlos Cavalcante
Foto: Secom/Chapecó

Na Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, o prefeito tratou com o secretário Décio Brasil da liberação de recursos para as obras no Complexo Esportivo do Verdão, que incluiu acessibilidade e estrutura do espaço, e da iluminação da Arena Condá. Buligon foi informado que os recursos estão empenhados e serão liberadas nos próximos dias.



O prefeito dialogou com a Secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, vinculada ao Ministério da Mulher sobre o encaminhamento de uma política de atenção à juventude, focada na capacitação em inovação científica e tecnológica. Nessa linha, o prefeito já aproveitou a oportunidade para convidar a secretária a estar em Chapecó, em agosto, para a inauguração do Centro de Inovação e Tecnologia, com data ainda a ser confirmada.


Encontro com na Secretaria Nacional de Juventude, com a secretária Jayana Nicaretta da Silva
Foto: Secom/Chapecó

Nos encontros com parlamentares, senador Esperidião Amin e deputados Caroline De Toni e Celso Maldaner, o prefeito de Chapecó aproveitou para rever os pleitos acompanhados pelas lideranças catarinenses. Do deputado Celso Maldaner, Buligon obteve a informação de que o parlamentar liberou novos recursos de emendas da ordem de R$ 3,4 milhões para investimentos em infraestrutura, especialmente a pavimentação de vias urbanas. Com a deputada Caroline De Toni, o prefeito tratou da Rota do Milho e de emendas parlamentares. Confirmou uma reunião da Frente Parlamentar Catarinense, previamente agendada para o mês de julho, quando serão discutidas as prioridades de Chapecó e da região.