sábado, janeiro 4, 2025
InícioPolítica e CotidianoJanja e Michelle: a opinião do internauta sobre as Primeiras-Damas

Janja e Michelle: a opinião do internauta sobre as Primeiras-Damas

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Ouça a coluna:

Como presente de ano novo, nossa coluna circula neste primeiro dia de 2025 para repercutir a opinião do internauta sobre o texto publicado na última sexta-feira (27), que trata da reportagem do jornal O Estado de São Paulo sobre os gastos realizados por Janja da Silva, primeira-dama do Brasil, em viagens desde o início do terceiro mandato do marido, Lula (PT), como presidente do país. Vários comentários recordaram as acusações que existem contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), e levaram muitos ao debate.

Sem dúvida, essa foi a coluna pela qual mais pessoas me chamaram de tendencioso desde o início desse projeto, há seis meses. Chega a ser engraçado, pois quase todo o texto se utiliza de dados compilados por meios de comunicação nacionais, entregando um pequeno espaço para arremate através de opinião. Vejo que para alguns falta educação, independentemente de posição política.

- Continua após o anúncio -

Alguns internautas temem que essa gastança denunciada pelo Estadão possa ser um reflexo do que governo Lula como um todo está fazendo, e que 2025 seja o ano de vencimento da fatura, ou seja, o ano em que a economia nacional entraria em crise por causa da falta de controle nos gastos públicos.

Os internautas que lembraram de Michelle a acusam de ter sumido dos cultos nas igrejas, de ter gasto o dobro do que Janja teria gastado, e de ter participado da suposta compra de 51 imóveis por parte da família Bolsonaro, todos com dinheiro vivo, entre 1990 e 2022. No entanto, a reportagem do UOL publicada em setembro de 2022 não menciona Michelle em nenhum momento como partícipe das negociações.

Internautas afirmam que se o caso das joias da Arábia Saudita, recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), for mais aprofundado pela Justiça, novos crimes que poderiam ter sido cometidos por ele e por Michelle seriam revelados. Vale lembrar que, atualmente, as joias estão em poder da Caixa Econômica Federal.

Outros internautas lembraram da viagem de férias que Michelle fez com o maquiador Agustin Fernandez para Israel em 2022. Não há indícios de custeio dessa viagem com dinheiro público. Entretanto, uma reportagem da Carta Capital de julho de 2023 menciona uma afirmação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), de que uma loja de materiais de construção investigada por pagar contas de Michelle movimentou R$ 32 milhões de janeiro de 2020 a abril de 2023, valor incompatível com a natureza da empresa.

Por fim, um dos internautas destacou um ponto interessante da reportagem do Estadão, apontando que uma das 12 pessoas que trabalha com Janja é Priscila Calaf, mestre em Antropologia acusada de tratar com naturalidade homens adultos buscarem meninos de 12 anos para sexo em um estudo com crianças de rua.

Recadinhos

  • A campanha ‘Ajude o Claude’ segue arrecadando fundos para a reabilitação de Claudenir de Morais, vítima de um acidente de trabalho em 5 de novembro do ano passado. As doações podem ser feitas pelo site vaka.me/5202451.
  • Houve internautas que criticaram o uso das redes sociais das rádios do Grupo Condá para promoverem esta coluna, dizendo que o tema político não cabe nas programações e nas páginas das emissoras na internet.
  • Entretanto, quero aqui ressaltar a importância do sistema de parceria que existe entre o ClicRDC, braço digital do grupo, e as três rádios (Condá FM, Oeste Capital FM e Clube FM), com suas respectivas redes sociais.
  • Agradeço imensamente a todos os colegas, de todas as empresas do grupo, por respaldarem meu trabalho, ao qual assino e tenho responsabilidade. Sem esse apoio, dificilmente estaríamos alcançando tamanha audiência.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp