OUÇA AO VIVO

InícioGERALMoção na Câmara de Vereadores pede retirada do necrotério do HRO em...

Moção na Câmara de Vereadores pede retirada do necrotério do HRO em Chapecó

Foto: Divulgação HRO

A Câmara de Chapecó aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (10) Moção de Apelo ao governador do Estado, Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Geral de Perícia (IGP) para a retirada do necrotério localizado no Hospital Regional do Oeste (HRO) em Chapecó. Os vereadores sugerem usar o espaço para ampliar o Pronto Socorro que hoje é pequeno para atender a demanda regional.

A Moção é assinada pela Mesa Diretora da Câmara, a partir de sugestão levantada pelo líder do governo João Rosa (PSB). “Podemos ter o necrotério em outro espaço e o pronto socorro ampliado para atender a demanda que não é só de Chapecó, mas de 110 municípios e mais de um milhão de pessoas. É um importante assunto para ser levado ao governador, ao IGP e ao secretário de Saúde”, defendeu João Rosa, seguido pelo vereador Cleiton Fossá (MDB). “A mudança é uma necessidade também para reduzir o risco de contaminação no pronto atendimento. É uma pauta fundamental”.

O assunto deve voltar à pauta desta quinta-feira (11), quando a Câmara recebe a visita dos diretores do HRO para explanação sobre a situação financeira e estrutural do maior hospital do Oeste.

- Continua após o anúncio -

Além dessa, os vereadores aprovaram outras cinco moções: Moção de Apoio 70/19, do vereador Cleiton Fossá, às bancadas de parlamentares do Oeste na Assembleia Legislativa (ALESC) e Câmara Federal, vice-governadora, prefeito de Chapecó, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (FACISC) para união de forças em busca de soluções para as demandas do Oeste; Moção de Apelo 73/19, do vereador Diego Alves (PP) à ALESC e à Escola do Legislativo, solicitando o pagamento do transporte dos estudantes participantes do Programa Parlamento Jovem Catarinense.

Também foram aprovadas moções de apelo da vereadora Astrit Tozzo (PSD) ao prefeito de Chapecó e à Vigilância Sanitária para intensificar a fiscalização onde já existe a rede de esgoto no bairro São Cristóvão, e ao governador do Estado e Secretaria de Estado da Educação para a viabilização da abertura dos cursos de Técnico de Laboratório e Técnico de Farmácia no município. Além desta, Moção de Reconhecimento também da vereadora ao governador do Estado, pelo atendimento da Moção de Apelo nº 274/18, com a abertura de uma turma do Curso de Técnico em Enfermagem da Unidade do CEDUP de Chapecó.

Projeto

Os vereadores também aprovaram em segunda votação o projeto 57/19, que dispõe sobre crédito especial e altera o Plano Plurianual do município. A proposta remaneja o orçamento da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana para manutenção das atividades da Coordenação da Defesa Civil, cujo projeto de reestruturação dos serviços entrou na Casa na última semana e está em análise nas comissões. O texto do projeto 57/19 prevê para a pasta despesa de R$ 33,9 milhões e recursos ordinários de R$ 62.601,25.

Requerimentos

Três requerimentos foram aprovados na sessão dessa quarta-feira. Dois deles (91 e 92) são de autoria do vereador Cleiton Fossá e solicitam informações do governo municipal referentes à quantidade de pessoas que estão aguardando cirurgias, exames de alta, média e baixa complexidade e quantas pessoas estão na fila de espera por vagas na educação infantil em escolas e Ceims.

O outro requerimento é de autoria do vereador Luiz Carraro (PSD), solicitando da Secretaria de Defesa e Mobilidade estudo para a implantação de um estacionamento central na Rua Jhon Kennedy, no bairro Passo dos Fortes. 

Homenagem

A Câmara de Chapecó também prestou homenagens de reconhecimento nessa quarta-feira aos familiares dos policiais militares mortos em serviço, soldado Caroline Pletsch, sargento Márcio Antônio Fabris e sargento Claudecir Barrionuevo. A Moção de Reconhecimento é de autoria do vereador Ildo Antonini (DEM) e subscrita pelos demais vereadores.


Homenagem a soldado Caroline Pletsch, sargento Márcio Antônio Fabris e sargento Claudecir Barrionuevo
Foto: MB Comunicação

As homenagens foram feitas antes da sessão, na presença do comando geral da Polícia Militar de Santa Catarina, policiais militares, amigos e familiares dos homenageados. O momento foi de muita emoção em agradecimento ao trabalho prestado pelos militares.

Indicações

A sessão também aprovou cinco indicações dos vereadores para melhorias na infraestrutura do município, como patrolamento, cascalhamento, manutenção de vias e instalação de faixa de pedestres e lombadas.

*Informações MB Comunicação

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se