Na terça-feira (10), uma operação conjunta envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a equipe aérea da Polícia Militar de Santa Catarina, Águia 02, foi realizada para transferir oito pacientes que necessitavam de tratamento de hemodiálise. As fortes chuvas que atingiram a região causaram enchentes e deslizamentos de terra, bloqueando as estradas e tornando essa operação essencial.
Os profissionais de saúde e os pacientes partiram da cidade de Pouso Redondo com destino a Rio do Sul. As transferências foram feitas em grupos de dois pacientes por vez, utilizando o helicóptero Águia 02.
O diretor do Atendimento Pré-hospitalar Móvel, Dionísio César Medeiros, destacou o compromisso das equipes em fornecer apoio às pessoas que necessitam de ajuda em situações de emergência. “Nossas equipes estão em prontidão e comprometidas em fornecer todo o apoio necessário às pessoas que precisam de ajuda. Estamos aqui para servir e proteger a nossa comunidade.”
As autoridades estão concentrando seus esforços nas áreas afetadas pelas enchentes, priorizando o atendimento de ocorrências relacionadas a pessoas isoladas devido aos alagamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas. A solidariedade e o compromisso das equipes de resposta a emergências têm sido fundamentais em meio a essa situação de crise.