
O presidente Jair Bolsonaro, que faz uma visita a Santa Catarina, no Litoral Norte, ligou na tarde deste domingo (14) para o prefeito de Chapecó, João Rodrigues e ofereceu apoio do Governo Federal no enfrentamento da Covid-19.
“O presidente Bolsonaro me ligou, conversamos, ele me pediu o que preciso em Chapecó, eu apontei algumas necessidades, e ele me disse que tudo o que eu precisar o governo vai providenciar e o pessoal do Ministério da Saúde estará entrando em contato conosco. É uma ação muito forte no sentido de abrir mais leitos de UTI e de enfermaria”, disse Rodrigues.
Em transmissão via redes sociais, neste domingo, João Rodrigues e o diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar de Oliveira, acompanhados dos diretor técnico da Secretaria de Saúde, João Lenz, disseram que a intenção é colocar em funcionamento mais 28 leitos no Hospital Regional do Oeste. O Hospital já tinha 35 leitos e, graças aos 15 respiradores enviados pela secretaria de Saúde do Estado, já ativou mais cinco e outros respiradores foram utilizados em leitos em outros setores do hospital, somando 63 leitos de UTI em funcionamento.
Chapecó já teve que transferir 121 pessoas para leitos de UTI em outros hospitais. A ação para aumentar leitos tem como objetivo evitar essas transferências. Além disso foram tomadas outras ações para diminuir o contágio, como fechamento de bares e suspensão de aulas presenciais.
Devido a Covid-19, Bolsonaro pede para o Ministro da Saúde “atenção máxima” a Chapecó
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) pediu para o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, “atenção máxima” a Chapecó (SC), devido o momento que o município vive com a pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada pelo Senador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL).
Covid-19: Governo de SC instalará gabinete de crise em Chapecó
O Governo de Santa Catarina instalará um gabinete de crise em Chapecó, devido ao grave momento que a saúde do município vive em decorrência a contaminação da Covid-19. Na segunda-feira (15), por determinação do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), o chefe da Casa Civil, Eron Giordani e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro viajam para Chapecó.
Leia Mais: “Estamos em colapso”, diz João Rodrigues sobre situação dos hospitais em Chapecó
Situação em Chapecó
Atualmente, Chapecó possui 2.120 casos ativos da Covid-19, onde 123 pessoas estão internadas pelo vírus -53 em UTIs (37 em leitos públicos e 16 em leitos privados) e 62 em enfermaria (30 em leitos públicos e 32 em leitos privados).
Conforme Administração Municipal, Chapecó já registrou 18.923 casos confirmados da doença e 155 mortes em decorrência do vírus.
A prefeitura de Chapecó alertou a população sobre a gravidade da situação dos hospitais e ambulatórios de Chapecó. O diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, disse que somente na manhã deste domingo, dos 53 testes realizados, 73% deram positivo para a Covid-19. Ele afirmou que, pelo nível de contaminação e por estar atingindo pessoas mais jovens há uma suspeita de variante da Covid-19, embora isso não tenha sido confirmado ainda.