Temperaturas elevadas durante o inverno são registradas em Santa Catarina

Uma massa de ar quente e seca passa pelo Estado

Foto ilustrativa: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma massa de ar seco e quente, que atua em Santa Catarina, mantém as temperaturas altas no meio do inverno em todo o estado. Durante a terça-feira (21), as temperaturas podem chegar a 26°C durante a tarde no Oeste de Santa Catarina – temperatura típica do verão. No litoral, o calor é ainda mais intenso e a máxima chega a 32°C.

Para a quarta-feira (22), conforme previsão da Defesa Civil, as temperaturas altas continuam com ênfase no Estado. A previsão é de céu aberto, com poucas nuvens. O amanhecer deve registrar mínimas de 7°C no Planalto Sul, de 16°C a 19°C no litoral, e entre 10°C a 15°C nas demais áreas. Na parte da tarde, as temperaturas sobem e as máximas variam de 27°C a 32°C no litoral, Vale, de 25°C a 29°C na porção oeste, até 26°C no Planalto Norte e 25°C no Planalto Sul. Também serão registrados ventos de fraca a média intensidade.

Na quinta-feira (23), a massa de ar quente ainda está ativa em todo o território estadual, e as máximas devem variar de 25°C a 30°C na porção Oeste de Santa Catarina.

Aproximação de frente fria

Para quem sentiu falta das baixas temperaturas características do inverno catarinense, a situação deve mudar na sexta-feira (24). A aproximação de uma frente fria, que deve vir do Rio Grande do Sul, faz com que a nebulosidade aumente no território Estadual.  Este contexto favorecerá a presença de pancadas de chuva através da madrugada de sábado (25).

As temperaturas devem abaixar entre domingo (26) e segunda-feira (27), com possibilidade de geada em municípios mais altos, conforme previsão da Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).