OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOFumaça das queimadas na Amazônia chega ao Oeste Catarinense

Fumaça das queimadas na Amazônia chega ao Oeste Catarinense

Chapecó, nesta quarta-feira (11) – Foto: Mathias Brasil/ClicRDC

Na terça-feira (10), o céu do Oeste de Santa Catarina não apareceu na sua tradicional cor azul. Uma névoa cinza “escondeu” o sol na nossa região. Essa fumaça é consequência das queimadas na Amazônia e segundo o site Clima Tempo ela foi transportada pela circulação dos ventos em baixos níveis para a faixa Oeste da região Sul do Brasil.

- Continua após o anúncio -

Conforme o Clima Tempo a fumaça vem de queimadas principalmente no Sul do estado do Amazonas, em Rondônia, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos da Bolívia e Paraguai.

A imagem divulgada pelo Clima Tempo mostra a diferença entre a segunda-feira (9) (imagem da esquerda) e na terça-feira (10) (imagem da direita). 

- Continua após o anúncio -

Imagem do sensor MODIS do satélite TERRA (NASA) da última segunda-feira (esquerda – 09 de setembro de 2019) e na terça-feira (direita – 10 de setembro de 2019) – Foto: Reprodução/ClimaTempo

Para o G1, o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski explica que trata-se da fumaça das queimadas da região amazônica que foram trazidas ao estado por correntes de ventos.

“Basicamente essa fumaça vem da Amazônia, da região Norte do país. A fumaça acaba vindo em direção a Santa Catarina pelo o que a gente chama de jato de baixos níveis. Esses ventos vieram do Norte do Brasil, passando pelo Oeste do país e seguindo para Santa Catarina”, fala Leandro.

Fogo também em SC

Segundo o jornal Diário Catarinense, os focos de incêndio em 2019, já superaram os números de 2018. O último ano fechou com 1.417 registros e até esta terça-feira (10) foram 1.419, de acordo com o monitoramento realizado via satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe). O mês de agosto deste ano se encerrou com o maior número focos dos últimos oito anos, chegando a 939 acontecimento, o valor é 12,9% maior que a média histórica dos últimos 21 anos.


Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se