
A Chapecoense fez um belo jogo e venceu o Figueirense fora de casa, por 4 a 2, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, na capital de Santa Catarina. O jogo da noite desta quinta-feira (13) foi válido pela nona rodada do Campeonato Catarinense 2025. Com a vitória, a Chape subiu para a terceira colocação do Estadual e encaminhou a classificação para as quartas de final. Marcinho (duas vezes), Giovanni Augusto e Bruno Leonardo marcaram para o time de Chapecó, enquanto Nicolas e João Lucas fizeram os gols do Figueira.
A Chapecoense foi a primeira equipe que atacou no Orlando Scarpelli. Aos 3′, Bruno Matias tentou um lançamento por cima para Marcinho, a defesa do Figueirense afastou e Mário Sérgio pegou de primeira, mas o goleiro Fabrício defendeu. Aos 8′, o Verdão teve uma nova chance na partida. Após cobrança de escanteio, o volante Jimenez conseguiu desviar no primeiro poste, mas a bola foi para fora.
Melhor na partida, a Chapecoense chegou ao primeiro gol aos 18′. Após um belo lançamento do goleiro João Paulo no tiro de meta, Marcinho dominou já no ataque, avançou, driblou o goleiro Fabrício e marcou o primeiro gol do Verdão no jogo.
Depois do gol, o jogo ficou mais truncado no meio-campo, mas mesmo assim, a Chape ficou mais com a bola. A posse fez o Verdão ficar no ataque e assim, marcar o segundo no jogo. Aos 32′, Pedro Martins foi lançado no lado direito de ataque da Chape e cruzou rasteiro para a área. A defesa afastou e a bola ficou com Marcinho, que de primeira, tocou para Giovanni Augusto. Como um legítimo camisa ’10’, o meia do Verdão tirou três defensores da jogada e marcou um lindo gol.
O Figueirense respondeu aos 38′ e diminuiu o placar. Marlyson avançou com velocidade pelo lado esquerdo da defesa da Chape e tocou para Nicolas, que com um belo toque no canto do goleiro João Paulo, marcou o primeiro gol do Figueira no jogo.
O gol do Figueira foi respondido com a mesma moeda, um tento para o Verdão. Aos 46′, com uma bela jogada ofensiva, a Chape chegou ao terceiro gol. Marcinho ficou com a bola no lado esquerdo, esperou a passagem de Walter Clar e tocou para o lateral. O paraguaio foi ao fundo e cruzou para a área do Figueirense. Mário Sérgio de peixinho cabeceou para o gol, mas a bola pegou na defesa. No rebote, o camisa ‘7’ da Chape marcou o segundo dele na partida.
Fim de primeiro tempo movimentado no Orlando Scarpelli, Figueirense 1, Chapecoense 3.
Assim como no primeiro tempo, a primeira grande chance da segunda etapa foi da Chape. Aos 4′, Mailton e Dentinho tabelaram no lado do campo e o lateral do Verdão avançou. Ele cruzou rasteiro para Marcinho, que fez um belo corta luz para Walter Clair. O paraguaio dominou e finalizou, mas a bola acertou a trave e foi para fora.
O Figueira respondeu aos 6′. Após cruzamento do lado direito de ataque, Marlyson cabeceou para fora. Um minuto depois, aos 7′, um lance muito parecido. Desta vez, o camisa ’11’ do time da capital cabeceou para o jogo da Chape e o goleiro João Paulo salvou o time.
Depois de insistir por duas vezes, o Figueirense marcou o gol. Aos 9′, Marlyson invadiu a área da Chape e chutou para o gol. A bola foi afastada pela zaga do Verdão para o meio da área. João Lucas dominou e marcou o gol para os donos da casa.
Aos 15′, em um contra-ataque, a Chapecoense quase marcou o quarto gol. Giovanni Augusto puxou o ataque e tocou para Dentinho. O ala do Verdão avançou e serviu o lateral Mailton, que entrou na área do Figueira e driblou dois marcadores e o goleiro. Na hora de tirar o 10, ele finalizou por cima do gol de Fabrício.
Aos 28′, em uma grande jogada individual, Rafael Carvalheira passou por três adversários e finalizou para o gol, mas o goleiro Fabrício espalmou para o escanteio. Na sequência, Marcinho cobrou o escanteio, Walter Clair desviou no primeio poste e Bruno Leonardo cabeceou para fazer o quarto gol da Chape no jogo.
Após o quarto gol da Chape, o Figueirense tentou diminuir o placar do confronto contra a Chape. Aos 35′, Kauã Ziegler, em jogada individual conseguiu finalizar para o gol, mas o goleiro João Paulo defendeu.
Fim de jogo no Orlando Scarpelli, Figueirense 2, Chapecoense 4. Com a vitória, a Chape subiu para a terceira colocação, com 14 pontos em nove jogos (três vitórias, cinco empates e uma derrota). O time volta a campo no próximo domingo (16), às 17h, no estádio Aníbal Costa, em Tubarão, no Sul do Estado, para enfrentar o Hercílio Luz.