Rodeios com alta taxa de adrenalina marcarão a programação da EXPOCHAPECÓ – Feira de Desenvolvimento da Agropecuária – que será realizada no período de 17 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Lunardi (Efapi), em Chapecó. Com entrada gratuita e uma vasta grade de atrações, a feira atrairá 25 mil visitantes, com potencial para se transformar em um dos maiores eventos da pecuária de corte do Sul do Brasil.
A EXPOCHAPECÓ é uma realização do Sindicato Rural de Chapecó com apoio do Sebrae/SC e patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Cooperalfa, Sicredi, Fecoagro e Secretaria de Agricultura e Pecuária de SC.
No comando da nova expo-feira estão o presidente do Sindicato Rural de Chapecó Luis Carlos Travi e o coordenador geral Ricardo Lunardi. A EXPOCHAPECÓ está centrada na bovinocultura de corte e na ovinocaprinocultura.
Nos dias 18 a 20 a feira sediará uma etapa da Liga Nacional de Rodeios com provas todas as noites (rodeio em touros pesando quase uma tonelada) organizadas pela Companhia de Rodeios Sólida, de Irani (SC), com a participação dos locutores Cuiabano Lima, Marco Brasil e Ricardo Martins. O rodeio de laço comprido será organizado pela Estância Agrozanella, de Chapecó.
O diretor da Sólida Rodeios, Antonio Vargas, antecipou que o vencedor do Rodeio da EXPOCHAPECÓ representará o município de Chapecó no “Barretão 2025” e também no Rodeio do modelo cutiano, modalidade de rodeio em cavalo praticada exclusivamente no Brasil e oficializada em 1956 na cidade de Barretos.
As provas do Rodeio serão acompanhadas de shows musicais. Na sexta-feira (dia 18) se apresentarão Pedro Paulo e Alex, considerados os embaixadores do Rodeio, e a Banda GDO. No sábado (dia 19), o DJ Chris no Beat atuará como grande âncora, além da cantora Milla Dalmolin e da dupla Cassio & Everton.
No domingo (dia 20), último dia do Rodeio e da EXPOCHAPECÓ, haverá shows com John & Andrei, Banda G10 e a dupla Emerson & Daniel.
PROGRAMAÇÃO
A programação para os quatro dias de expo-feira contempla a Exposição Sul Brasileira de Ovinos e Caprinos, o Encontro Estadual do programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), a Exposição de Bovinos e Equinos, a exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços agro, os leilões e oficinas técnicas, os rodeios em touros, cavalos e laço comprido, os julgamentos de bovinos, ovinos e caprinos, o feirão de automóveis Sicredi, além de shows e vasta gastronomia. Mais de 1.000 animais estarão inscritos para julgamento e/ou comercialização.