Na manhã da segunda-feira (28), uma operação conjunta das forças de segurança pública, incluindo a Polícia Militar, GAECO, SAER e Polícia Civil, teve sucesso na apreensão de 42,6 kg de entorpecentes e prisão de quatro indivíduos em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
A ação teve início após o recebimento de informações pela Agência de Inteligência do 2º BPM/Fron e GAECO – Chapecó, de que um veículo Fiat Mobi estaria transportando entorpecentes da cidade em direção a Seara. O veículo foi localizado, ocupado por três adultos e uma criança.
No momento da abordagem policial, o condutor inicialmente acatou a ordem de parada, empreendendo fuga em alta velocidade antes de saírem do veículo. Durante a perseguição, o motorista colocou em risco a vida de todos os ocupantes, incluindo a criança de um ano de idade.
O veículo foi encontrado posteriormente abandonado em uma área de mata, e os envolvidos tentaram escapar a pé. Com a utilização do cão de faro ATENA, a equipe do Canil conseguiu localizar o condutor do veículo escondido na mata.
As diligências resultaram na detenção dos envolvidos, inclusive o condutor com mandado de prisão ativo, e na localização de duas malas contendo os entorpecentes. A operação contou com o apoio de diversas guarnições, incluindo Rocam, Tático, RadioPatrulha e Canil, bem como o helicóptero do Saer/Fron e guarnições da operação Horus.
No total, foram apreendidos 1,4 kg de maconha, 20,3 kg de cocaína, 23,9 kg de crack e um aparelho celular IPhone XS. Todos os envolvidos, os materiais apreendidos e o veículo foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. A criança foi entregue ao conselho tutelar, que prestou assistência na CPP Chapecó.