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Saúde Pública de Chapecó conta com teleatendimento

Morador de Chapecó, tem acesso ao atendimento médico, dia e noite (24 horas)

Foto: Leandro Schmidt/PMC

A telemedicina, também chamada de telessaúde, consulta online ou teleatendimento, consiste na oferta de serviços de saúde por meio de tecnologias de comunicação, envolvendo a transmissão segura de dados, em uma chamada de vídeo online entre paciente e médico e ou qualquer profissional da saúde.

Em Chapecó, a consulta online foi disponibilizada à população a partir de primeiro de setembro, sendo implantada de forma gradativa. Os usuários com critérios epidemiológicos elegíveis para utilização neste primeiro momento, receberão no seu domicílio, através do Agente Comunitário de Saúde, o login e senha de acesso ao App, bem como as informações necessárias para utilização do sistema de teleatendimento.

De acordo com o prefeito João Rodrigues, o acesso ao atendimento online estará disponível aos usuários durante 24h, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Cabe ressaltar que o teleatendimento vem como um apoio às equipes de Estratégia de Saúde da Família, não substituindo, se necessário, o atendimento presencial.

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Sempre que houver demanda relacionada à saúde, o usuário que não possui acesso ao serviço, deve procurar o Centro de Saúde de referência para acolhimento da sua equipe e esta, após avaliação, encaminhará para o atendimento que melhor atender às necessidades do usuário naquele momento, seja em atendimento presencial ou online através do Tele Saúde Chapecó.

O secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, disse que esta é mais uma ação que fortalece o atendimento em saúde básica, onde o município já foi reconhecido como o melhor de Santa Catarina e o segundo melhor do Brasil, pelo Ministério da Saúde.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da população.

Chapecó conta com uma ampla Rede de Atenção à Saúde, organizada de forma hierarquizada, sendo a Atenção Primária à Saúde orientada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, continuidade do cuidado, integralidade e equidade. Trabalha com equipes multiprofissionais que compõem a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeiro, auxiliares/técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

Cada equipe é responsável por um território de abrangência. Em janeiro de 2021 Chapecó contava com uma cobertura de ESF de 89,24% e um total de 61 equipes. Desde então, a Administração Municipal vem trabalhando para oferecer melhores condições e serviços de saúde a população. Desta forma foram implantadas mais 13 ESFs, o que resulta atualmente uma cobertura de 100% de ESF no município. O número de equipes de saúde bucal totaliza 39. São cinco equipes multiprofissionais de apoio à ESF, totalizando 35 profissionais nas áreas de psicologia, educação física, farmácia, fisioterapeutas e assistentes sociais.

A APS se caracteriza como porta de entrada ao Sistema Único de Saúde e é onde são realizados os cadastros dos usuários e famílias, atendimentos em consultas individuais, coletivas e interconsultas, visitas domiciliares, buscas ativas, avaliação de áreas de risco, prescrições e acompanhamento de usuários em uso de medicamentos contínuos, discussão e acompanhamento dos casos de violências, emissão de atestados médicos e laudos, identifica e acompanha adultos, idosos, crianças e adolescentes inscritos no Programa Bolsa Família, realiza vigilância do recém-nascido de risco, ações em escolas/empresas/entidades, consulta para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, consulta e acompanhamento da gestante, entre outras atividades.

Neste momento a Administração Municipal mais uma vez pensando no bem-estar do cidadão chapecoense e na melhoria do acesso aos serviços de saúde, inova com a implantação do Tele.Saúde Chapecó. Essa modalidade de atendimento ganhou força com o advento da pandemia da COVID-19, respaldada pela Lei n. 14.510/22, que autoriza a prática do telessaúde em todo o território nacional, abrangendo todas as profissões de saúde regulamentadas.

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