OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEEXCLUSIVO: SC confirma 4 mortes e mais de 4 mil infectados por...

EXCLUSIVO: SC confirma 4 mortes e mais de 4 mil infectados por dengue

Pesquisa foi realizada pela equipe de jornalismo do ClicRDC

Santa Catarina já soma quatro pessoas mortas por dengue em 2023. O dado foi divulgado pelo novo relatório da dengue feito pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), nesta quarta-feira (29). Ainda conforme o órgão, até o momento foram notificados 12 óbitos suspeitos da doença, sendo que quatro foram confirmados, quatro foram descartados e quatro permanecem em investigação pela Secretaria de Estado da Saúde.

Conforme o relatório, no período de 01 de janeiro a 25 de março de 2023, foram notificados 22.586 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 4.769 foram confirmados, 6.563 foram descartados, 130 inconclusivos e 11.124 permanecem como casos suspeitos.

Na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram notificados 18.898 casos suspeitos de dengue no estado, observa-se um aumento de 20% no número de notificações no ano de 2023 (22.586). Em relação aos casos confirmados, apesar da diminuição em comparação ao mesmo período do ano passado (12.058 casos de dengue) é necessário cautela quanto a esta tendência, tendo em vista que 11.124 casos permanecem como suspeitos no sistema de notificação.

- Continua após o anúncio -

Do total de casos confirmados até o momento (4.769), 4.078 são autóctones (transmissão dentro do estado) distribuídos em 59 municípios de Santa Catarina, sendo que 02 (dois) municípios atingiram o nível de epidemia. A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA CHIKUNGUNYA

No período de 01 de janeiro a 25 de março de 2023, foram notificados 176 casos suspeitos de chikungunya em Santa Catarina. Desses, 07 (sete) foram confirmados, sendo, 06 (seis) casos importados de Minas Gerais e 01 em investigação de LPI, 93 descartados e 76 permanecem como casos suspeitos, Na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram confirmados 06 (seis) casos de chikungunya no estado, observa-se que em 2023 houve um incremento de 17% de confirmados, considerando que até o momento há o registro de 07 (sete) casos de chikungunya em Santa Catarina.

CHAPECÓ

Segundo o último Boletim da Dengue divulgado na última terça-feira (27), Chapecó já registrou em 2023, 30 casos positivos da doença, sendo que 718 foram testados, 614 deram negativo e 74 os que estão aguardando resultado. Até o momento Chapecó já registrou 4.415 visitas realizadas.

ENFRENTAMENTO A DENGUE

Na tarde de ontem, terça-feira (28), a câmara de vereadores de Chapecó, realizou uma Reunião de Trabalho atualizando os dados sobre a dengue no município. O encontro foi proposto pelo vereador César Valduga (PC do B), contou com a presença de representantes das Vigilâncias Ambiental, em Saúde e Epidemiológica, que apresentaram dados atualizados sobre os casos em Chapecó.
Rodrigo Momoli, gerente em Vigilância em Saúde, explicou que Chapecó apresenta, atualmente, o terceiro maior foco de dengue em Santa Catarina. Porém, os números foram muito maiores no ano passado. “O ano de 2022 foi desafiador, já que foram registrados mais de seis mil casos suspeitos e 10 óbitos”, lembrou.

Mesmo em estado de alerta, o município apresenta dados mais otimistas este ano. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, afirmou que até agora, foram confirmados 30 casos da doença e 661 focos. “Para se ter uma ideia, em março do ano passado, já havia mais de dois mil casos confirmados”.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Paula Senna Silva, falou da capacitação das equipes que combatem a dengue e da ampliação na estrutura de atendimento. “Atualmente, contamos com 90 agentes de endemia, que realizam visitas diárias com o intuito de informar e conscientizar a população sobre o combate ao mosquito. Mais de 40% dos focos são encontrados em depósitos de lixos”, destacou

O vereador César Valduga disse que o encontro foi necessário para atualizar a situação da dengue em Chapecó e, principalmente, fazer um alerta permanente para que a população faça a limpeza de pátios, terrenos e locais de depósitos de lixo.

IMPORTANTE: Novo mutirão

Na quinta e sexta-feira (30 e 31/03), das 7h30 às 13h30 as equipes estarão focadas em um mutirão no Distrito de Marechal Bormann para visitação em 930 imóveis. Serão realizadas visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos.

SC decreta emergência em saúde para combater casos de dengue

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em saúde para reformar seis hospitais que estão em situação precária e com alta demanda de atendimentos, além de auxiliar no combate dos casos de dengue. A decisão foi divulgada no Diário Oficial no fim da tarde de terça-feira (28).

No decreto, o governo reconheceu a falta de infraestrutura das unidades de saúde e a necessidade de ampliação de serviços em decorrência do aumento na ocupação de leitos, principalmente por conta da dengue e doenças respiratórias. Com a decisão, será possível a contratação de serviços para reformas e obras de forma mais ágil.

Conforme o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de 18 de março, Santa Catarina tinha 3.044 casos de dengue, além de 145 municípios infestados com focos de Aedes aegypti.

Fonte: Ricardo Souza/ClicRDC

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se