Devido à pandemia, não haverá dia D de vacinação contra gripe em Chapecó

O município já recebeu 45.210 doses da vacina

IMAGEM ILUSTRATIVA- Foto: Mauricio Vieira/ Secom

O dia D da Campanha de vacinação contra a gripe não será realizado no próximo sábado (9), como estava programado. A ação foi cancelada devido a pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações. A informação foi repassada, nesta manhã de segunda-feira (4), pela diretora técnica da Secretaria de Saúde, Aldarice Pereira da Fonseca.

Conforme a diretora, a campanha segue até dia 5 de junho. Aldarice destacou que, além dos idosos e profissionais da saúde, estão inclusos para receber a vacina: os profissionais da força de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens sob medida socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros; profissionais do transporte público – motoristas, cobradores e trabalhadores portuários.

Chapecó já recebeu 45.210 doses de vacina contra a gripe. Do total, já foram aplicadas 39.180 doses.

Situação nacional

A decisão de cancelar a ação foi tomada pelo Ministério da Saúde e será repassada a todos os municípios do Brasil. A terceira fase acontece, em todo o país, entre os dias 11 de maio a 05 de junho.

Ainda segundo o Ministério, a recomendação é que cada localidade opte pela melhor forma de realizar a terceira etapa da campanha de vacinação, conforme a realidade local, através da consideração do alcance da cobertura vacinal para cada grupo prioritário, a sustentabilidade dos serviços de saúde para planejar e operacionalizar a estratégia, o esgotamento na capacidade de atendimento oportuno à população, bem como a avaliação do cenário epidemiológico para a Covid-19.