OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDECovid-19: Governo de SC instalará gabinete de crise em Chapecó

Covid-19: Governo de SC instalará gabinete de crise em Chapecó

Governador Carlos Moisés vem a Chapecó na terça-feira devido à crise na saúde; o presidente da República, Jair Bolsonaro que descansa em SC também foi informado da situação

Foto: Reprodução/Prefeitura de Chapecó

O Governo de Santa Catarina instalará um gabinete de crise em Chapecó, devido ao grave momento que a saúde do município vive em decorrência a contaminação da Covid-19. Na segunda-feira (15), por determinação do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), o chefe da Casa Civil, Eron Giordani e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro viajam para Chapecó. As informações foram noticiadas pelo jornalista do portal SC em Pauta e do Grupo Condá de Comunicação, Marcelo Lula e confirmadas pelo Governo do Estado.

- Continua após o anúncio -

Leia Mais: “Estamos em colapso”, diz João Rodrigues sobre situação dos hospitais em Chapecó


Além da instalação de um gabinete de crise, os secretários ficarão no município até a situação se normalizar. Segundo Marcelo Lula, Carlos Moisés viaja para Chapecó na terça-feira (16). O governador está em contato com o Ministério da Saúde sobre a situação de Chapecó.

- Continua após o anúncio -

Marcelo Lula informou que o presidente da República, Jair Bolsonaro que descansa em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina também já foi informado da situação.

“Estamos dando todo apoio necessário neste momento difícil que a região Oeste tem enfrentado. Neste mês, enviamos 17 respiradores, e agora vamos intensificar ainda mais as ações com uma equipe do Governo do Estado instalada na região”, reforça o governador Carlos Moisés.

Estarão envolvidos na força-tarefa, além das equipes do Governo do Estado, o Ministério da Saúde, prefeituras da região, Comissão Intergestores Regional (CIR) e outros integrantes. A Força Aérea Brasileira (FAB) fará o apoio operacional.

Situação em Chapecó

Atualmente, Chapecó possui 2.120 casos ativos da Covid-19, onde 123 pessoas estão internadas pelo vírus -53 em UTIs (37 em leitos públicos e 16 em leitos privados) e 62 em enfermaria (30 em leitos públicos e 32 em leitos privados).

Conforme Administração Municipal, Chapecó já registrou 18.923 casos confirmados da doença e 155 mortes em decorrência do vírus.

A prefeitura de Chapecó alertou a população sobre a gravidade da situação dos hospitais e ambulatórios de Chapecó. O diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, disse que somente na manhã deste domingo, dos 53 testes realizados, 73% deram positivo para a Covid-19. Ele afirmou que, pelo nível de contaminação e por estar atingindo pessoas mais jovens há uma suspeita de variante da Covid-19, embora isso não tenha sido confirmado ainda.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se