OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEConfirmado segundo caso de coronavírus no Brasil

Confirmado segundo caso de coronavírus no Brasil

Informações Agência Brasil

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Secretária da Saúde SP/Twitter

O Ministério da Saúde informou, neste sábado (29), que foi notificado sobre um novo caso confirmado de coronavírus – Covid-19 – no Brasil. A notificação foi feita pela Secretaria da Saúde de São Paulo, onde o paciente vive.

De acordo com Ministério da Saúde, o paciente esteve na Itália, local que possivelmente ocorreu a contaminação. A Pasta também informou que não há evidências de circulação do vírus em território nacional.

- Continua após o anúncio -

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), atualizados às 19h deste sábado, há 202 casos suspeitos de coronavírus monitorados no Brasil, sendo que nove casos suspeitos são investigados em Santa Catarina.

O ministério informou também que vai alterar o fluxo de notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus a partir da próxima segunda-feira (2). Com a mudança, a pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. “A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença”, disse o MS.

Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.


“A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde”, explicou o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo.


Procedimento similar já foi adotado em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens nos estados.

Primeiro caso confirmado

O primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado na quarta-feira (26), pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. O paciente, de 61 anos, também é paulistano e esteve na Itália recentemente.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se