Primeiro caso de Coronavírus no Brasil é confirmado pelo Ministério da Saúde

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na manhã de quarta-feira (26)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fala sobre o caso de Coronavírus
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou na manhã de quarta-feira (26), o primeiro caso de coronavírus (Covid-19). O paciente, de 61 anos, é paulistano e esteve na Itália recentemente. De acordo com o ministro, uma série de medidas sanitárias de emergência já foram adotadas no país, por conta dos brasileiros repatriados da China que estavam de quarentena em Anápolis (GO). 

O ministro relatou, ainda, que o paciente apresentou sintomas e procurou o Hospital Albert Einstein, onde fez o teste que deu positivo durante a terça-feira (25). A contraprova foi realizada no Instituto Adolfo Lutz, que comprovou a infecção por coronavírus.

Além do caso confirmado, 20 casos são investigados pelo Ministério da Saúde. No Brasil, 59 casos já foram descartados. O Ministério afirma que o processo para confirmar ou descartar um caso de coronavírus dura por volta de três a sete dias – período em que exames são feitos para confirmar a infecção. 

O Hospital Albert Einstein informou, em nota, que o paciente está em bom estado clínico e não necessita de internação. Ele permanecerá em isolamento respiratório pelos próximos 14 dias, período em que é monitorado ativamente pela equipe médica. As pessoas que tiveram contato com ele também são monitoradas. 

Confira a coletiva ao vivo: