quinta-feira, agosto 20, 2026
InícioPOLÍTICASete vereadores de Chapecó entram na disputa por vagas na Câmara dos...

Sete vereadores de Chapecó entram na disputa por vagas na Câmara dos Deputados e na Alesc

rês parlamentares municipais buscam uma cadeira em Brasília e quatro concorrem à Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Tabela de Conteúdos


⚡ Em Resumo:

  • O que é: Sete vereadores que atualmente integram a Câmara de Chapecó estão na disputa por vagas de deputado federal e deputado estadual nas Eleições 2026.
  • Números principais: São três vereadores na disputa pela Câmara dos Deputados e quatro candidatos à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Juntos, eles receberam 17.434 votos nas eleições municipais de 2024.
  • Onde: Chapecó possui 163.650 eleitores aptos a votar em 2026 e está entre os maiores colégios eleitorais de Santa Catarina.
  • Quem afeta: A disputa envolve os sete vereadores e o eleitorado catarinense, que escolherá deputados federais e estaduais, além de presidente, governador e dois senadores.

As Eleições Gerais de 2026 vão colocar mais de 155 milhões de eleitores brasileiros diante das urnas no dia 4 de outubro. Em Santa Catarina, Chapecó terá um papel de destaque no processo: sete vereadores que atualmente integram a Câmara Municipal disputarão vagas no Legislativo estadual e federal.

A corrida eleitoral reúne três nomes que buscam uma cadeira na Câmara dos Deputados, são eles: Fernando Cordeiro (PL), Ediane Folle (PSD) e Caren Machado (PT). Já para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina quatro vereadores buscam uma vaga: Valdemir Stobe (PSD), Ivaldo Pizzinatto (União), Paulinho da Silva (PCdoB) e Wilson Cidrão (Novo). Os nomes constam entre os atuais parlamentares da Câmara de Chapecó.

A movimentação chama atenção pelo número de representantes do Legislativo municipal que decidiram buscar espaço em outras esferas de poder. Juntos, os sete vereadores receberam 17.434 votos nas eleições municipais de 2024, segundo dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral.

- Continua após o anúncio -

O resultado da eleição deste ano poderá ampliar a presença política de Chapecó em Brasília e na Assembleia Legislativa, caso os candidatos sejam eleitos. A disputa, porém, envolve todo o eleitorado catarinense e será definida pelo voto nas urnas.

Chapecó entre os maiores eleitorados de Santa Catarina

O peso eleitoral de Chapecó também ajuda a explicar a importância da disputa. Com 163.650 eleitores aptos a votar em 2026, o município é o sexto maior colégio eleitoral de Santa Catarina, atrás de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José e Itajaí.

Em todo o país, a votação do primeiro turno está marcada para 4 de outubro. Os eleitores escolherão presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Se houver segundo turno para presidente ou governador, a votação será realizada em 25 de outubro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp