OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAReforma da Previdência vai a votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Reforma da Previdência vai a votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Votação acontece na tarde desta quarta-feira

Divulgação: Agência Alesc

Após parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça (CCJ); de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público, que foi apresentado nesta terça-feira (3), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2021 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 10/2021, que abordam a previdência dos servidores públicos catarinenses, passam por votação. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) informou que os documentos poderão ser  votados já na tarde desta quarta-feira (4). 

A aprovação das matérias se baseou em relatórios elaborados em conjunto por  Milton Hobus (PSD), Marcos Vieira (PSDB) e Volnei Weber (MDB), que presidem, respectivamente, as comissões de Justiça, de Finanças, e de Trabalho. Eles mantiveram o texto original da PEC e acataram o substitutivo global do governo ao PLC, que absorveu 30 das 73 emendas apresentadas.

Entre as principais mudanças do texto, estão a exclusão da contribuição previdenciária extra para servidores ativos e inativos que ingressaram no serviço público após 2003, regras de transição para aposentadoria voluntária mais amenas, isenção no pagamento da contribuição previdenciária para beneficiários com doenças graves, entre outras.

- Continua após o anúncio -

O Movimento ‘Segurança Pública em Alerta’ 

Desde que o projeto de reforma da previdência a nível estadual começou a tramitar, profissionais da da Polícia Civil, do Departamento de Administração Prisional (DEAP) e do Instituto Geral de Perícias (IGP) Santa Catarina manifestaram desacordo a um dos trechos – que se refere a retirada de alguns direitos já conquistados pelos profissionais.

Durante a votação nesta quarta-feira, policiais de todo o estado – inclusive, com ampla presença do Oeste catarinense – se deslocam até a Alesc para acompanhar a votação.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se