OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAChapecó mostrará ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial de Cidades

Chapecó mostrará ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial de Cidades

Foto: arquivo World Cities Summit / Reprodução Prefeitura

O prefeito Luciano Buligon é uma das 300 autoridades mundiais – 14 da América Latina – convidadas para a Cúpula Mundial das Cidades (10th World Cities Summit – WCS). O encontro acontece de 10 a 12 deste mês em Medellin na Colômbia, organizado pelos governos da Colômbia e de Cingapura. A edição de 2019 do evento é a primeira a ser sediada na América Latina.

- Continua após o anúncio -

A Cúpula Mundial das Cidades é uma série de conferências internacionais sobre governança pública e desenvolvimento sustentável das cidades. Reúne líderes governamentais e especialistas de diversos setores para abordar desafios urbanos habitáveis e sustentáveis, compartilhar soluções urbanas integradas e criar novas parcerias. Através de visão compartilhada e inovações sociais, os setores público e privado, incluindo comunidades, podem co-criar soluções urbanas inovadoras e integradas para o futuro.

Fórum Anual de Prefeitos

- Continua após o anúncio -

No conclave, o prefeito Luciano Buligon também participa da programação do Fórum Anual de Prefeitos da WCS (10th WCS Mayors Forum) congresso global exclusivamente para convidados e prefeitos que discute desafios urbanos urgentes e compartilha suas melhores práticas. As sessões incluem apresentações de estudo de caso por prefeitos e compartilhamento por representantes seniores de organizações internacionais e participantes do setor.

Chapecó divide com Antuérpia (Bélgica), Santa Ana (Venezuela) e Jacarta (Indonésia), as apresentações no painel das Cidades Livres e Sustentáveis voltadas para programas e projetos comunitários. Na programação, o prefeito de Chapecó fará uma abordagem do Programa Chapecó Lixo Zero aprofundando o conjunto de ações, atividades, técnicas, métodos e inovações que visam envolver a sociedade civil, iniciativa privada, poder público, a deixar de produzir e a reduzir a geração de resíduos sólidos urbanos.

Buligon ainda foi convidado para participar de mesa redonda programada para o dia 12 que discute alternativas de melhorias para a segurança econômica e ambiental, a partir de uma série de diretrizes. Entre elas, que, no longo prazo, as cidades devem priorizar a sustentabilidade, cuidados com o clima, gerenciamento de recursos hídricos, alimentos e energia. O cenário de fundo coloca essas questões frente à flutuações econômicas imprevisíveis e eventos climáticos extremos.

O prefeito de Chapecó participa desse debate com o presidente do Centro de Cidades Habitáveis de Cingapura (Centre for Liveable Cities), Liu Thai Ker; Anies Baswedan, governador da Jacarta, prefeito de Harare (Zimbábue) e o urbanista Greg Clark (consultor de governos e instituições como OCDE, Brookings Institution, Banco Mundial e Urban Land Institute – ULI), com o foco em estratégias para o desenvolvimento e investimentos em cidades.

Medellín vem sediando reuniões semelhantes de impacto global, como a Assembléia do BID (2009), a Bienal Ibero-Americana de Cultura (2010), o Fórum Urbano Mundial – WUF (2014), a Assembléia da OMT (2015). Cidades pela Vida (2015), o Congresso Global de Empreendedorismo – GEC (2016) e o Fórum Econômico Mundial – WEF (2016).

Para o prefeito Luciano Buligon, convidado especial do prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez (Chapecó e Medellín são cidades-irmãs) é mais uma oportunidade de testemunhar as transformações urbanas, de grandes cidades espalhadas pelo mundo, possibilitadas pelos altos níveis de confiança entre os cidadãos e o governo.

Da América Latina, os convidados são os representantes governamentais de Chapecó (Brasil), Chihuahua (México), Kingston (Jamaica), La Paz (Bolívia), Manágua (Nicarágua), Cidade do México (México), Montería (Colômbia), Oaxaca (México), San Pedro Sula (Honduras), São Salvador (El Salvador), Santa Ana (Venezuela), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e Zapopán (México).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se