Com os novos gestores municipais empossados desde o dia 1º de janeiro de 2025, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) dá início a um novo ciclo de trabalho. Como parte dessa transição, está agendada para o dia 07 de janeiro, às 9h, no auditório da entidade, uma assembleia que terá como principal pauta a eleição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, responsáveis pela condução da Associação ao longo deste ano.
De acordo com o Estatuto Social da AMOSC, a presidência será definida pelo partido político com o maior número de prefeitos eleitos no último pleito. Nesse contexto, o MDB terá a prerrogativa de indicar o presidente para o primeiro ano do ciclo, cuja gestão terá duração de um ano. Nos anos seguintes, a presidência será transferida para os partidos com maior número de prefeitos eleitos, seguindo a ordem de sucessão definida para o período 2025-2028.
A assembleia também será uma oportunidade para que os novos prefeitos conheçam em detalhes os setores e serviços e ações oferecidos pela AMOSC, além de possibilitar o alinhamento estratégico para a continuidade de projetos essenciais ao desenvolvimento regional. Essa iniciativa reforça o compromisso da entidade com a eficiência na gestão municipal. Representando 20 municípios da região Oeste catarinense, a AMOSC é composta por Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.
A reunião dá sequência a um trabalho de transição que teve início em 19 de novembro de 2024, quando foi apresentada a nova estrutura da AMOSC. Na ocasião, diretores atuais e ex-diretores trocaram experiências, contribuindo para um planejamento estratégico que atende às demandas regionais. A presença de todos os prefeitos eleitos para o ciclo 2025/2028 é fundamental para o sucesso deste novo capítulo da AMOSC, que reafirma sua missão de fortalecer a gestão municipal e impulsionar o desenvolvimento dos municípios do Oeste catarinense.
A História da AMOSC: 57 Anos de Compromisso com o Desenvolvimento Regional
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) foi criada em 11 de fevereiro de 1968, com o objetivo de defender os interesses institucionais dos municípios da região. Terceira entidade do gênero a ser criada no estado, a AMOSC tem desempenhado um papel de extrema importância ao longo de seus 57 anos de história, promovendo o desenvolvimento e a integração dos 20 municípios da região Oeste Catarinense.
Como entidade municipalista, a AMOSC se mantém exclusivamente com recursos dos municípios e atua como um órgão prestador de serviços essenciais, oferecendo projetos, consultoria e assessoramento técnico aos administradores públicos. Ao longo de sua trajetória, a associação tem se destacado por sua atuação em diversos setores, com ênfase na defesa institucional, no fortalecimento da capacidade administrativa e na coordenação de medidas e políticas públicas que visam ao desenvolvimento integrado da microrregião Oeste. Seu trabalho se reflete na promoção da modernização administrativa, no estímulo à cooperação intermunicipal e intergovernamental e na busca por recursos técnicos e financeiros que beneficiem a comunidade regional.
Fonte: Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC)