OUÇA AO VIVO

InícioMateus MontemezzoExclusivo: Pacientes de Chapecó com Covid estão sendo transferidos para Xaxim

Exclusivo: Pacientes de Chapecó com Covid estão sendo transferidos para Xaxim

Confira a coluna de Mateus Montemezzo

Foto: Prefeitura de Chapecó

O panorama da Covid-19 em Chapecó piorou bastante nos últimos 10 dias. Tanto que, no período de 18 de agosto até ontem à noite, quinta-feira, 15 pessoas já haviam sido transferidas para o Hospital de Xaxim e de São Carlos – todas elas necessitando de leitos de enfermaria. Claro que, o nosso município passou por momentos dificílimos e desafiadores no final do mês de março.

Agora, com 80 mil pessoas totalmente imunizadas e uma estrutura maior de atendimento, podemos considerar o quadro “preocupante”. O que é importante ressaltar: existe uma dificuldade em atender todos que precisam de enfermaria e é necessário redobrarmos nossa atenção, já que a curva de casos ativos segue em ascendência, e nesta quinta-feira, o Governo do Estado confirmou mais dois casos da variante Delta em nosso município.

Por que as transferências estão ocorrendo?

- Continua após o anúncio -

O HRO está reestruturando a quantidade de leitos de enfermarias exclusivas para Covid-19. Das duas empresas que foram contratadas para tocar o atendimento Covid-19, uma teve seu contrato encerrado no dia 19 de agosto – e por enquanto, não houve sinalização de renovação por parte do Governo do Estado. Isso resultou na desativação de 38 leitos de enfermaria e 22 de UTI.

Outro ponto importante: na metade do mês passado, de forma assertiva, a Prefeitura de Chapecó anunciou o retorno das cirurgias eletivas, tão importantes para pessoas que aguardam ansiosos por seus procedimentos. A ação implicou num movimento maior de pacientes no HRO. Já a UPA 24 horas está focada em realizar atendimento aos procedimentos considerados “normais”, apesar de atender casos leves de Covid.

Números das transferências

O SAMU está sendo responsável por transferir os pacientes de Chapecó para o Hospital Frei Bruno, em Xaxim. O primeiro deslocamento foi realizado no dia 18 de agosto. E o pico aconteceu em 24 de agosto, véspera do aniversário de Chapecó, onde seis pessoas foram transferidas no mesmo dia. Ao todo, 14 pacientes já deixaram a cidade para serem atendidos na cidade vizinha de Xaxim. Outro paciente foi atendido em São Carlos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,832FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe