Sem a necessidade de agendamento, o Balcão Virtual é o novo canal de comunicação do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) que simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência, em função da pandemia da Covid-19.
Em Chapecó, o serviço já está disponível desde o último mês e facilita o atendimento para contato de qualquer cidadão com um servidor ou servidora do Judiciário catarinense, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.
A juíza Maira Salete Meneghetti, titular da 4ª Vara Cível e diretora do Foro da comarca de Chapecó, destaca que o Balcão Virtual tem como objetivo minimizar a necessária suspensão das atividades presenciais.
“Tem a vantagem, em relação às demais formas de atendimento à disposição, de a interação se dar tanto por áudio como por vídeo, dando a real impressão de que se está sendo atendido no próprio balcão da unidade jurisdicional. Além disso, o acesso é fácil e rápido e possibilita atendimento sem dispêndio de tempo e deslocamento até o fórum”, destaca.
Como funciona:
Clique no link Balcão Virtual na página eletrônica do TJSC;
Depois clique no fórum da comarca onde tramita o processo;
Escolha a unidade judicial e clique;
Insira o nome e acesse o ambiente virtual;
O atendimento é por ordem de entrada na sala virtual;
As prioridades devem colocar a expressão “preferência” antes do nome e devem apresentar um documento oficial com foto;
Em caso de queda de conexão durante o atendimento, o usuário deve colocar a palavra “retorno” antes do nome.
Implantação ocorre desde março
Nesta segunda-feira (3/5), mais 15 comarcas receberam a ferramenta. Agora, 29 comarcas no Estado possuem o novo dispositivo. A implantação do Balcão Virtual, que foi uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 372/2021, de 12 de fevereiro de 2021, começou na Justiça de Santa Catarina no dia 22 de março.
As comarcas de Joinville e da Capital, que são as maiores do Estado, foram as primeiras. Desde então, todas as comarcas de entrância especial também receberam a ferramenta (Capital, Joinville, Lages, Blumenau, Palhoça, Tubarão, Rio do Sul, Balneário Camboriú, São José, Criciúma, Chapecó, Brusque, Jaraguá do Sul e Itajaí).
Nesta segunda-feira, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realizou a implantação em 15 comarcas simultaneamente, com mescla de unidades de entrância final e inicial. As regiões do Oeste e do Extremo Oeste foram as atendidas nesta semana.
A comarca de São Miguel do Oeste, com três varas, é a maior entre as habilitadas nesta segunda. Anchieta e Maravilha, com duas varas cada, também receberam o dispositivo, além das varas únicas das comarcas de Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Modelo, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho, São Carlos, São José do Cedro e Itá.
Na próxima segunda-feira (10/5) será a vez de mais 16 comarcas: Abelardo Luz, Catanduvas, Coronel Freitas, Herval do Oeste, Ipumirim, Ponte Serrada, São Domingos, Seara, Joaçaba, Concórdia, Campos Novos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Xaxim e Capinzal.