



Na última sexta-feira (11), o governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm participaram da cerimônia de posse da nova procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, a primeira mulher a assumir o comando do Ministério Público do Estado (MPSC) em seus mais de 100 anos de história. A solenidade foi realizada no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
Vanessa assume o cargo para o biênio 2025/2027, sucedendo o procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano. Em seu discurso de posse, ela destacou a importância da atuação feminina no serviço público e o compromisso de tornar o Ministério Público mais eficiente, ágil e conectado às demandas da sociedade. “Chego com todas as promotoras e procuradoras de Justiça que abriram o caminho e aquelas que estão chegando agora. Nós somos muitas sonhando os mesmos sonhos”, afirmou.
Após a posse, Cavallazzi também deu posse aos novos integrantes da cúpula do MPSC: três subprocuradores-gerais e a secretária-geral do órgão, Caroline Sartori Velloso Martinelli.
O governador Jorginho Mello elogiou a nova procuradora-geral:
“A doutora Vanessa Cavallazzi é uma mulher qualificadíssima. Ela e toda a sua equipe vão fazer com que o Ministério Público seja cada vez mais parceiro da sociedade.”
A vice-governadora Marilisa Boehm ressaltou o simbolismo da nomeação:
“A ascensão de uma mulher à chefia do MPSC não é apenas representatividade. É competência reconhecida, trajetória construída com mérito e dedicação.”
Vanessa Cavallazzi ingressou no Ministério Público em 1996, com início na Comarca de Itajaí. Atuou por 19 anos na Comarca da Capital, atualmente é promotora titular em São Joaquim e tem passagem como diretora do CEAF/MPSC e da Escola Superior do MP. Sua escolha foi confirmada com 261 votos da classe, homologada pelo Colégio de Procuradores e nomeada pelo governador.
A posse foi celebrada como um marco histórico não apenas para a instituição, mas também para o fortalecimento da liderança feminina em altos cargos públicos no estado.