terça-feira, outubro 28, 2025
InícioJustiçaTJSC absolve João Rodrigues em processo movido por professora da UFFS

TJSC absolve João Rodrigues em processo movido por professora da UFFS

Tribunal entendeu que críticas do prefeito, embora duras, não configuraram discurso de ódio nem ofensa criminosa

Foto:Rádio Condá FM

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reverteu a decisão que obrigava o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a uma professora universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A Segunda Câmara Especial de Enfrentamento de Acervos concluiu que as declarações do prefeito, feitas em vídeos divulgados nas redes sociais, estão protegidas pelo direito à liberdade de expressão.

Em primeira instância, a Justiça havia determinado a retirada dos vídeos do ar e o pagamento da indenização, após a professora alegar ter sido exposta e ofendida publicamente. Ela fazia parte de um grupo de docentes que denunciou possíveis irregularidades em internações involuntárias de pessoas em situação de rua no município, o que resultou na abertura de um inquérito pelo Ministério Público e na celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura.

Após as denúncias, João Rodrigues gravou dois vídeos rebatendo as acusações. No julgamento, o relator do caso avaliou que, embora o prefeito tenha utilizado um “vocabulário pobre e desabrido”, não houve discurso de ódio nem imputação criminosa à docente. “Descompostura verbal, sim; discurso de ódio, não”, registrou no voto.

- Continua após o anúncio -

A decisão também considerou que a imagem da professora utilizada nos vídeos era pública, pois havia sido retirada de redes sociais. O tribunal reforçou que a liberdade de expressão não exige polidez, desde que não ultrapasse os limites da criminalidade ou da falsidade.

Com a decisão, o prefeito está absolvido da condenação e os vídeos podem permanecer online. O caso ainda pode ser levado a instâncias superiores.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp