OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEJogadores do Clube de Xadrez de Chapecó disputam Campeonato Pan-Americano híbrido 2021

Jogadores do Clube de Xadrez de Chapecó disputam Campeonato Pan-Americano híbrido 2021

Foto: Divulgação/Clube De Xadrez Chapecó

Após sete dias de competição, encerrou na tarde desta sexta-feira (10), o Campeonato Pan-Americano de Xadrez da Juventude 2021 (XXXI Panamerican Youth Chess Festival 2021 – HYBRID). Chapecó foi representada pelos atletas Calebe Lazzarotti e Pietro Zottis, atuais campeão e vice catarinenses na categoria sub 12 anos.

Calebe encerrou o torneio como o melhor brasileiro no sub 12 e entre os 10 primeiros colocados, na nona colocação com seis pontos. Pietro conseguiu melhorar 80 pontos de rating FIDE, desempenho excelente para um único torneio. O rating Elo FIDE é considerado a força estimada do jogador que varia conforme número de vitórias, derrotas e de participação em campeonatos.

O presidente do Clube de Xadrez de Chapecó (CXC), Ernani Zottis, avalia como positiva a evolução dos atletas. “É um torneio que teve a participação de atletas das três américas, muito forte. O campeão foi o representante dos Estados Unidos, Brewington Hardaway com 1982 pontos de Rating FIDE e invicto na competição com nove pontos”, destacou Zottis.

- Continua após o anúncio -

O Pan-americano 2021 iniciou no dia 4 de setembro e foi realizado de forma híbrida no Hotel Praia Brava, em Florianópolis. Para os chapecoenses, a sede mais próxima foi Florianópolis e as partidas foram realizadas de forma on-line na plataforma Tornelo ou presencial caso os dois jogadores estivessem na mesma sede.

Na categoria sub 12 anos Open participaram 63 jogadores da Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros países. Com as demais categorias, 408 atletas de toda a América disputaram o torneio. Foram 73 brasileiros e 20 catarinenses. Conforme informações da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), o torneio contou com a categoria sub 06 de forma inédita e também foi o primeiro Pan da história realizado de forma híbrida.

Os enxadristas de Chapecó são treinados pelo Mestre Internacional de Xadrez, Leandro Perdomo e pelos também professores Pablo Acosta, Willian Quevedo Naissinger e Derlei Alex Florianovitz. Os jogadores recebem apoio e patrocínio das empresas Infogen, Optidata, Multi Software e Pizzeria Siciliana.

Link Chess Results: https://bit.ly/395nbTn

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,940FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe