Quatro jogadores do Clube de Xadrez de Chapecó (CXC) participarão do Mundial de Xadrez da Juventude (Fide World Youth Chess Championship 2024) entre os dias 29 de outubro a 09 de novembro, em Florianópolis. A competição ocorre no Hotel Canasvieiras Internacional em 11 partidas com ritmo de xadrez clássico. Ao todo, a competição reúne 527 jogadores de 62 países.
Os atletas, Felipe Gabriel dos Santos, Francisco Adílio Lessa e Leonardo Antônio Batista representarão o Brasil na categoria até 16 anos. Artur Mattos de Bortolo será o representante do município até 14 anos. A chapecoense Liziane Nathália Vicenzi também participa como árbitra da competição.
O técnico da equipe chapecoense é o professor Mateus Milkievicz da Rocha. “A nossa expectativa é muito boa, os meninos vem se preparando bastante e estão confiantes, creio que conseguiremos representar bem o clube, a cidade e o país”, afirma o técnico.
Conforme o presidente do Clube de Xadrez de Chapecó, Derlei Alex Florianovitz, a participação é uma oportunidade única aos atletas em uma competição de nível mundial.
“A gente sabe que vai ser bastante desafiador por ter jogadores do mundo inteiro, jogadores muito fortes mesmo. Então tecnicamente vai ser um desafio para os nossos atletas e a gente acredita que mesmo eles não estando entre os melhores ranqueados, vão fazer uma boa participação. Agradecemos o apoio também da prefeitura municipal de Chapecó que está proporcionando isso para os nossos atletas através da Fundação Municipal de Esportes. Agora, é momento de estar focado e tentar fazer o melhor resultado possível”, pontua Derlei.
Os enxadristas têm apoio do Clube de Xadrez de Chapecó e da Prefeitura Municipal para viabilizar a participação.