OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEChapecoense de apenas 15 anos, conquista prêmio em torneio internacional de xadrez

Chapecoense de apenas 15 anos, conquista prêmio em torneio internacional de xadrez

Saiba mais:

Foto: Divulgação/Clube Xadrez Chapecó

De 12 a 18 de janeiro foi realizado o 2º Criciúma Chess Open, torneio internacional de xadrez que recebeu atletas de oito nacionalidades e oito estados do Brasil. A competição, que durou uma semana, contou com 130 competidores de Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba, Israel, Itália, Paraguai e Uruguai. O Clube de Xadrez de Chapecó (CXC), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Fundação Municipal de Esportes, Amo Ofertas e Serviconta Contabilidade, esteve presente no evento com seis atletas e conquistou premiação na competição.

Na categoria Xadrez Blitz (em que as partidas duram no máximo 10 minutos), o atleta chapecoense Leonardo Antônio Batista, de apenas 15 anos, terminou a competição como campeão entre os jogadores ranqueados até 1800 pontos no ranking internacional de Xadrez, e na 23ª colocação entre 112 jogadores (empatado com o 13º), somando seis pontos em nove possíveis, vencendo seis partidas.

No excelente desempenho do atleta, esteve a vitória diante do campeão brasileiro sub-16 anos de 2018, Enzo Federzoni. Leonardo somou 125 pontos no ranking internacional da modalidade, e encerrou o torneio a frente de enxadristas muito experientes, como o Mestre Internacional italiano Daniel Contin e o ex-Campeão catarinense adulto Kaiser Luiz Mafra. Também se destacaram os atletas Francisco Adílio Lessa e Felipe Gabriel dos Santos, com cinco pontos conquistados, e Gabriel Pereira dos Santos, Mateus Milkievicz da Rocha e Artur Mattos de Bortolo, com quatro vitórias cada.

- Continua após o anúncio -

Já na competição de Xadrez Clássico, em que as partidas podem durar até cinco horas, o atleta Francisco Adílio Lessa terminou na 11ª colocação entre 79 jogadores, conquistou seis pontos em 9 partidas, venceu cinco, empatou dois e foi superado em apenas dois jogos. Leonardo, Artur e Mateus contabilizaram cinco pontos, Felipe fez 4,5 pontos e Gabriel, quatro.

O Presidente do Clube de Xadrez de Chapecó, Mestre Nacional Derlei Alex Florianovitz, avalia como positiva a participação dos atletas chapecoenses. “É o primeiro grande evento de xadrez realizado no Brasil em 2024, e o CXC se fez presente graças ao apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal de Esportes e os demais apoiadores. Para nossos atletas, certamente foi uma experiência única participar de um evento envolvendo jogadores tão fortes de diversas nacionalidades. Enquanto Clube, foi fundamental proporcionar essa oportunidade de evolução técnica aos nossos jogadores, visando as demais competições planejadas para esse ano”, reforça.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se