OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEA espera acabou! Campeonato Catarinense 2024 começa neste sábado

A espera acabou! Campeonato Catarinense 2024 começa neste sábado

Ao lado da Chapecoense, Avaí, Barra, Brusque, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Inter de Lages, Joinville, Marcílio Dias e Nação disputam a competição; Confira como foi a preparação dos times:

Foto: Divulgação/Federação Catarinense de Futebol

Informações Federação Catarinense de Futebol

Após uma longa espera, o Campeonato Catarinense está de volta. Neste fim de semana será iniciada a disputa da principal competição do futebol de Santa Catarina. Os 12 clubes que estão na primeira fase se enfrentarão em turno único. Após 11 rodadas, os oito times com as melhores pontuações irão avançar para a fase eliminatória, já as duas piores campanhas serão rebaixadas à Série B. A edição de 2024 do Estadual marcará o centenário da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Leia mais: Federação divulga equipes de arbitragem da primeira rodada do Catarinense; Veja quem apita o jogo da Chape

- Continua após o anúncio -

A abertura do Estadual terá o atual campeão em campo diante do Figueirense. O Criciúma receberá o time de Florianópolis no estádio Heriberto Hülse. A partida será disputada neste sábado (20), às 16h30min.

O complemento da rodada contará com outros dois jogos no sábado e três no domingo (21). Os cinco jogos serão transmitidos gratuitamente no YouTube da MB TV.

Logo após a abertura, Joinville e Marcílio Dias jogarão na Arena, às 18h30min. Para fechar o primeiro dia de jogos, Chapecoense e Hercílio Luz entrarão em campo na Arena Condá, às 19h30min.

O primeiro jogo do domingo será disputado às 16 horas, com Internacional e Concórdia se enfrentando no estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages. Ainda, Barra FC e Brusque medirão forças no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, às 18 horas. Para encerrar a rodada de abertura, o Avaí enfrentará o Nação às 19 horas, no estádio Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis.

Catarinense
1ª rodada
20/01 – 16h30min
Criciúma x Figueirense
20/01 – 18h30min
Joinville x Marcílio Dias
20/01 – 19h30min
Chapecoense x Hercílio Luz
21/01 – 16 horas
Internacional x Concórdia
21/01 – 18 horas
Barra FC x Brusque
21/01 – 19 horas
Avaí x Nação

PREPARAÇÃO DOS 12 PARTICIPANTES

Chapecoense

A Associação Chapecoense de Futebol é uma das grandes equipes que levam o nome de Santa Catarina para o Brasil e o Mundo. Em 2024, a caminhada do Verdão em busca da volta aos tempos de glória começa pelo Catarinense. A equipe de Chapecó, que já venceu o Estadual em sete oportunidades, tentará levar mais uma taça para casa.

O time da Arena Condá também tem outros dois títulos de extrema relevância: a Série B do Campeonato Catarinense, em 2020, e a Copa Sul-Americana, em 2016.

Foto: João Heemann/ACF

Em 2023, o time do Oeste foi o quinto colocado do Catarinense. A Chapecoense foi eliminada pelo Barra FC nas quartas de finais da competição. Apesar de um segundo semestre difícil no Campeonato Brasileiro, a equipe de Santa Catarina conseguiu a manutenção na Série B. O técnico responsável pela permanência, Claudinei Oliveira, seguirá no clube para o Estadual.

A Chapecoense virá para a temporada de 2024 repleta de caras novas em seu elenco – já foram anunciadas 18 contratações. Entre os principais jogadores que irão vestir a camisa verde e branca neste ano estão: o atacante Tiago Alves, ex-Fagiano Okayama, do Japão, e os meio-campistas Thomás Bedinelli, que estava no Gwangju FC, da Coreia do Sul, e Marlone, que defendeu o Vila Nova/GO na última temporada.

Avaí

O Avaí Futebol Clube é um dos clubes mais tradicionais de Santa Catarina. Com 18 títulos Estaduais em sua história, a equipe é uma das atrações do Catarinense. Campeão do Campeonato Brasileiro da Série C em 1998, o time de Florianópolis manda seus jogos no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva – a famosa Ressacada.

Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C

O time vem de um 2023 onde avançou até às quartas de finais do Catarinense, quando foi eliminado pelo Criciúma. No ano do centenário da equipe, o Avaí conseguiu a manutenção na Série B do Brasileiro, ocupando a 13ª colocação. Para 2024, o time de Florianópolis iniciará o Estadual sob o comando técnico de Eduardo Barroco, treinador que foi fundamental na campanha de permanência na Série B.

O elenco foi reforçado para a disputa da nova temporada. Entre as contratações se destacam o retorno do volante Judson, que estava no futebol dos Estados Unidos, e a contratação dos atacantes Hygor, vindo do Criciúma, e Maurício Garcez, que atuou no Coritiba na última temporada.

Barra FC

O Barra Futebol Clube chega ao Catarinense vindo da melhor campanha de sua história. Em 2023, o clube fundado há apenas 10 anos, avançou até as semifinais do Estadual. O Pescador, como é chamado em referência ao seu mascote, é de Balneário Camboriú e conta com títulos das duas divisões de acesso do futebol catarinense. De forma invicta, o Barra FC venceu a Série C em 2015 e a Série B em 2021.

O ano de 2024 promete ser histórico para o Pescador. Graças a quarta colocação no Catarinense de 2023, quando foi eliminado diante do Brusque, a equipe garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, algo inédito para o time de Balneário Camboriú. Além disso, o clube pretende inaugurar seu estádio próprio no segundo semestre do ano. Com o calendário cheio a ser disputado, o Barra FC terá Eduardo Souza no comando técnico da equipe. O profissional teve passagens por Atlético Goianiense e Londrina/PR em 2023.

Léo Piva/@leopivafoto/Barra FC

O clube anunciou também 31 atletas que irão formar o elenco na disputa do Estadual. Com vários jogadores da base, a equipe irá aliar experiência com juventude em 2024. Entre as contratações, o Pescador terá o retorno do atacante Adilson Bahia, que estava no Athletic/MG, e as chegadas do meio-campista Álvaro, vindo do do Remo/PA, e do zagueiro Wesley Matos, que teve o Botafogo/PB como último clube.

Brusque

Presente nas duas últimas finais do Catarinense, o Brusque Futebol Clube estará novamente na competição em busca da taça. Com dois títulos do Estadual, cinco Copas Santa Catarina e duas Recopas Catarinense, o Marreco é uma das equipes que mais conquistaram títulos em Santa Catarina nos últimos anos. Sua maior glória foi o título do Campeonato Brasileiro da Série D, em 2019.

Em 2024, o Brusque tentará repetir as boas campanhas de 2023. O time foi finalista do Catarinense, sendo superado pelo Criciúma na decisão. Além disso, foi campeão da Recopa Catarinense, diante do Marcílio Dias. Na Série C do Brasileiro, garantiu o retorno à segunda divisão nacional como vice-campeão do torneio. Para o Catarinense deste ano, a equipe brusquense mandará seus jogos no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, devido às obras de reestruturação do estádio Augusto Bauer.

Foto: Lara Vantzen/Brusque F. C.

Para a atual temporada, o clube oficializou a permanência dos principais jogadores que garantiram o acesso à Série B. O treinador Luizinho Lopes também ficará no clube para 2024, dando continuidade ao trabalho do último ano. O elenco, até este momento, foi reforçado com oito atletas. Os destaques são a contratação do atacante Paulinho Moccelin, que estava no Londrina/PR, do meia Marcos Serrato, ex-Atlético Goianiense, e do zagueiro Matheus Salustiano, ex-São Bernardo/SP.

Concórdia

O Concórdia Atlético Clube jogará o Catarinense com o objetivo de se manter consolidado na elite do futebol de Santa Catarina. Esse será o quarto ano consecutivo do Galo do Oeste na Série A. Além disso, a equipe seguirá para a terceira temporada disputando a Série D do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o Concórdia avançou até as quartas de finais do Estadual, quando foi eliminado pelo Brusque. A campanha rendeu ao clube a sétima colocação geral. Na Série D do Brasileiro, o Galo do Oeste ficou na fase de grupos. O grande destaque do Concórdia veio na última competição do ano, a Copa SC. O Concórdia avançou até a decisão, quando foi derrotado pelo Marcílio Dias.

Angélica Albuquerque/CAC

O técnico Lucas Isotton assumiu a equipe do Oeste para a disputa da Copa SC. Logo em seu primeiro trabalho como técnico principal, Lucas teve um bom aproveitamento e seguirá no comando para o Catarinense. O Concórdia anunciou oito novidades para a temporada. Entre os jogadores anunciados estão: Vinícius Nucci, lateral ex-Figueirense, o volante Luiz Meneses, que estava no Novo Hamburgo/RS, e o meio-campista Nadson, que atuava no Brasiliense/DF.

Criciúma

O Criciúma irá lutar para manter o título do Catarinense sob seu domínio nesta temporada. Vencedor da competição em 2023, o Tigre tem 11 títulos Estaduais em sua história. O clube do Sul de Santa Catarina ostenta também os troféus da Copa do Brasil de 1991, além do Campeonato Brasileiro da Série B, em 2002, e da Série C, em 2006.

O clube teve um 2023 de destaque que foi coroado com um título e à volta para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Criciúma venceu o Catarinense ao derrotar o Brusque na decisão. Na Série B do Brasileiro, foi o terceiro colocado e garantiu o acesso com uma rodada de antecedência.

Foto: Celso da Luz/Criciúma E. C.

A equipe, que manda seus jogos no estádio Heriberto Hülse, terá novamente Cláudio Tencati no comando do elenco. Há mais de três anos no clube, Tencati terá a oportunidade de treinar a equipe na primeira divisão nacional.

O Criciúma já começou a reforçar o elenco – foram anunciadas três novas contratações. O lateral-direito colombiano Yerson Candelo chegou do Aucas do Equador. O atacante Renato Kayser foi emprestado pelo Fortaleza/CE. O meio campista uruguaio Baltasar Barcia também veio por empréstimo do Independiente, da Argentina

Figueirense

O Figueirense Futebol Clube é uma das maiores equipes de Santa Catarina. Nesta edição do Catarinense, o time de Florianópolis tentará adicionar mais um troféu à coleção de 18 taças já conquistadas da competição. O Furacão do Estreito também conta com três títulos da Copa Santa Catarina e um da Copa Mercosul (1995).

Na última temporada, o Figueirense foi eliminado nas quartas de finais do Catarinense pelo Hercílio Luz, resultado que deixou a equipe na oitava colocação do Estadual. No Campeonato Brasileiro da Série C, o time de Florianópolis conseguiu a permanência e disputará novamente a competição em 2024.

Foto: Patrick Floriani – FFC

Para este ano, o Figueirense anunciou a contratação de um novo treinador. O técnico João Burse, que comandou o Tombense/GO na última temporada, será o treinador do Furacão. Além do comandante, foram apresentadas oito novas contratações para 2024. Entre os novos jogadores estão o zagueiro Rafael Ribeiro, ex-Chapecoense, o meia Matheus Farinha, que estava no Al-Nejmeh SC, do Líbano, e o lateral Jonathan, que veio do Caxias/RS.

Hercílio Luz

Diretamente do Sul de Santa Catarina, o Hercílio Luz quer repetir as boas campanhas dos últimos anos no Catarinense 2024. A equipe de Tubarão tem um bicampeonato Estadual em sua história, conquistado nos anos de 1957 e 1958. O time do Hercílio Luz também participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro no ano de 1959.

O ano de 2023 teve boas participações do time do Leão. O clube tubaronense foi semifinalista do Catarinense e da Copa SC. O Leão do Sul foi terceiro colocado nas duas competições, ao ser eliminado pelo Criciúma no Estadual e pelo Marcílio Dias na Copa SC. No Campeonato Brasileiro da Série D, foi líder do grupo A8 mas caiu na segunda fase diante da Ferroviária/SP.

Bianca Coan/Hercílio Luz FC

Para a temporada de 2024, o Hercílio Luz trocou o comando da equipe. O time será dirigido pelo treinador Felipe Moreira, que comandou a Ponte Preta/SP em 2023. Além do técnico, foram anunciadas outras oito contratações para o Estadual. Entre as novidades estão: o volante Keverton, que trabalhou com Felipe Moreira na Ponte Preta, o zagueiro colombiano Santiago Ruiz, ex-Deportivo Pereira, da Colômbia, e Rafael Tavares, que estava no FC Sellier & Bellot Vlasim, da República Tcheca.

Internacional de Lages

De volta à elite do futebol de Santa Catarina, o Internacional tem o objetivo de se consolidar na Série A neste Catarinense 2024. O time de Lages tem em seu histórico uma conquista do Catarinense, em 1965. Além disso, o Leão Baio levantou a taça da Série B em três oportunidades e disputou a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1966.

O Internacional conquistou o acesso para a Série A diante do Santa Catarina, na semifinal da Série B. Na final da competição, o time de Lages foi derrotado pelo Nação. A equipe também disputou a Copa SC em 2023 – o Leão Baio foi o sétimo colocado.

Foto: Assessoria de Imprensa Internacional

A equipe lageana será dirigida pelo treinador Evandro Guimarães, que dará continuidade ao trabalho realizado durante a Série B. Até este momento o Internacional anunciou cinco contratações para a temporada. Chegaram ao Leão Baio o meia Danilo Pires, ex-Central/PE, e o lateral-direito Júlio Ferrari, que teve o Campinense/PB como último clube.

Joinville

O Joinville Esporte Clube investiu em atletas experientes em busca de uma boa campanha no Catarinense 2024. O JEC já conta com 12 títulos estaduais e tentará adicionar mais uma taça à contagem. O time joinvilense também tem em sua história cinco conquistas da Copa Santa Catarina e títulos da Série B (2014) e Série C (2011) do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o JEC não conseguiu avançar nas competições que disputou. No Catarinense, a equipe ficou na nona colocação. Já na Copa SC, o Joinville ficou em quinto. Contratado para o segundo semestre de 2023, o técnico Fabinho Santos seguirá no comando do Coelho.

Foto: Gustavo Mejía/JEC

O Joinville anunciou 10 novos jogadores para a atual temporada, que já foram incorporados ao elenco Tricolor. Entre as chegadas de destaque estão o atacante Vitor Leque, que esteve emprestado pelo Cruzeiro/MG ao Botafogo/SP e Remo/PA em 2023. O lateral-esquerdo Diego Renan, que defendeu o Vila Nova na última temporada e é tetracampeão Catarinense pelas equipes do Avaí, Chapecoense, Criciúma e Figueirense. Além do volante Bruno Silva, que estava no Tombense.

Marcílio Dias

Após vencer a Copa SC de 2023, o Marcílio Dias tentará manter o bom nível de atuação no Catarinense 2024. Dono de três títulos da Copa Santa Catarina, o time de Itajaí foi campeão Estadual em 1963.

Em 2023, o marinheiro foi o décimo colocado do Catarinense Fort e avançou até a segunda fase da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Maringá/PR. No segundo semestre, o Marcílio Dias conquistou o título da Copa SC. A equipe de Itajaí derrotou o Concórdia na decisão e conquistou o segundo título consecutivo da Copa Santa Catarina.

Foto: Vica Bueno/CNMD

O técnico que conquistou o bicampeonato, Waguinho Dias, seguirá no comando marcilista. O elenco foi reforçado com 13 jogadores. Entras as contratações estão: o retorno do goleiro Belliato, que atuou no Santo André/SP na última temporada, além das chegadas dos meia-atacantes Rafael Rech, que vem por empréstimo do Juventude/RS, e Téssio Cajá, ex-jogador do Jerash FC, da Arábia Saudita.

Nação

O Catarinense terá um novato em 2024. O Nação Esportes, que manda seus jogos na Arena Joinville, disputará a elite do Futebol de Santa Catarina pela primeira vez. O time azul e amarelo chegou com propriedade à Série A, sendo campeão do Campeonato Catarinense da Série B.

Em 2023, o Nação conquistou o acesso à elite após eliminar o Guaraní. Na decisão, a equipe derrotou o Internacional. O ano também marcou a estreia do Nação na Copa Santa Catarina, onde ficou na nona colocação.

Foto: Ruan Cesar/Nação

Para a primeira temporada no Catarinense, o Leão contratou o técnico Sandro Sargentim. O profissional comandou o time do Resende/RJ por três temporadas. Dentro das quatro linhas, 11 jogadores chegaram para a disputa do Estadual. Entre as novas caras estão o goleiro Omar Reis, que teve o Juventude/RS como último time, e os meias Gabriel Calabrês, ex-Maringá, e Brendon Sobral, que estava no Resende/RJ.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se