OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEJuventude e Grêmio começam a decidir título do Gauchão 2024 neste sábado

Juventude e Grêmio começam a decidir título do Gauchão 2024 neste sábado

Em SC, Brusque e Criciúma decidem a vaga pelo segundo ano consecutivo; No Paraná, a surpresa da competiçã; Maringá, decide o título contra Athletico Paranaense:

Juventude e Grêmio começam a decidir o título do Gauchão 2024 Foto: Divulgação/Federação Gaúcha de Futebol

Os primeiros 90 minutos da decisão do Gauchão 2024 serão disputados no próximo sábado (30). A partir das 16h30, Juventude e Grêmio se enfrentam no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS) pelo jogo de ida das finais. O Papo retorna a uma final após oito anos e vai em busca do segundo título Estadual da sua história. Já o Tricolor chega à sua sétima final seguida e tentará a conquista do heptacampeonato da competição. O duelo de volta está marcado para o próximo sábado, 6 de abril, às 16h30, na Arena.

De volta à decisão

O Juventude retorna à final do Campeonato Gaúcho após oito anos. o Papo garantiu a vaga na decisão após eliminar o Internacional, algoz na final de 2016, com uma vitória nos pênaltis, em duelo disputado no Beira-Rio, na última segunda-feira (25). O time da Serra chega para o duelo de ida com uma campanha de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Até aqui, os Jaconeros marcaram 20 gols e sofreram dez. Para largar em vantagem, o Juventude aposta na força do fator local. Jogando em casa, o Papo foi vazado apenas quatro vezes e marcou 60% de seus gols. Os artilheiros da equipe são os atacantes Gilberto e Lucas Barbosa, ambos com quatro gols.

Em busca do hepta

Pelo sétimo ano seguido, o Grêmio disputará a final do Gauchão. O Tricolor assegurou a classificação após duas vitórias sobre o Caxias, 2 a 1 no Centenário e 3 a 2 na Arena, pelas semifinais. A equipe gremista tem uma campanha de dez vitórias, dois empates e duas derrotas. O Tricolor ainda é dono do melhor ataque do campeonato com 30 gols marcados. Em 14 jogos, o time sofreu 14 gols. A força ofensiva é um dos trunfos do Grêmio para sair na frente nesta decisão. Nos últimos quatro jogos, os gremistas marcaram 11 vezes. Além disso, o clube tem dois dos três artilheiros da competição. O meia Cristaldo e o atacante Diego Costa, ambos com cinco gols.

- Continua após o anúncio -

Santa Catarina

O título do Campeonato Catarinense de 2024 começará a ser decidido no próximo sábado (30). O Brusque irá receber o Criciúma no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí (SC), às 16h30. A partida de volta será com mando do Criciúma no estádio Heriberto Hülse. O duelo decisivo será disputado no dia 06 de abril.

A decisão deste ano será uma reedição da final de 2023. Na ocasião, os criciumenses saíram com o título após duas vitórias por 1 a 0. Neste ano as equipes já se enfrentaram na oitava rodada do Estadual. O Brusque venceu de virada, por 2 a 1, em partida realizada no estádio Heriberto Hülse, no dia 15 de fevereiro.

Foto: Jefferson Sodré/FCF

O Criciúma chega à final do Catarinense de 2024 com a melhor campanha. O atual campeão somou 25 pontos na primeira fase, com oito vitórias, um empate e duas derrotas. Nas quartas de final, a equipe superou o Hercílio Luz. Após um empate em 1 a 1 fora de casa, o Criciúma conseguiu avançar com uma vitória por 2 a 1 no Heriberto Hülse. Para chegar a final, o time precisou superar o Barra FC nos pênaltis. O Criciúma perdeu em Itajaí por 2 a 1 e devolveu o placar em casa. Nas penalidades, os carvoeiros venceram por 4 a 3.

O Brusque fez um campeonato de recuperação para ser finalista pelo terceiro ano consecutivo. O time do Vale do Itajaí foi o sexto colocado na primeira fase, com quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas. Nas quartas de final, o quadricolor superou o Marcílio Dias nos pênaltis por 5 a 3, após dois empates. O Brusque passou invicto pelo Avaí para chegar na final. A equipe venceu por 2 a 0 na Arena Joinville e empatou em 2 a 2 na Ressacada.

O Criciúma irá em busca de seu 12º troféu do Catarinense, enquanto o Brusque tentará conquistar pela terceira vez o título Estadual. Caso haja empate no placar agregado dos dois confrontos, a taça do centenário da FCF será decidida nos pênaltis.

Paraná

Neste sábado (30), Maringá e Athletico fazem o primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense 2024. A partida de ida acontece em Maringá, no Estádio Willie Davids, às 17h.

CAMPANHAS

O Maringá, que terminou a fase inicial na terceira colocação, venceu sete de seus 14 jogos, empatou cinco e perdeu dois. O time do técnico Jorge Castilho marcou 23 gols e sofreu 13, ficando com um saldo positivo de 10 gols. O artilheiro tricolor no Estadual é Rodrigo, que marcou quatro vezes.

Nas quartas de final, o Maringá enfrentou o Cascavel e perdeu o primeiro jogo por 1 a 0, fora de casa. Na partida de volta, em Maringá, o Dogão venceu por 3 a 1 e se classificou.

Já na fase semifinal, o time do interior recebeu o Coritiba no primeiro jogo, no Willie Davids, e venceu por 2 a 0. Com isso, o empate sem gols no jogo de volta, no Couto Pereira, classificou a equipe.

O Rubro-negro, que terminou a fase inicial na primeira colocação, venceu 10 de seus 15 jogos, empatou quatro e sofreu apenas uma derrota. O time do técnico Cuca marcou 26 gols e sofreu sete, ficando com um saldo positivo de 19 gols. O Furacão tem a melhor defesa até aqui, com média de 0,4 gol sofrido por jogo.

Foto: Divulgação/Federação Paranaense de Futebol

Além disso, com o gol marcado no segundo jogo da semifinal, igualou o Coritiba no melhor ataque da disputa, com 26 gols, média de 1,7 gol marcado por jogo. O artilheiro atleticano no Estadual é o atacante Pablo, com cinco gols.

Nas quartas de final, o Rubro-negro encarou o Londrina. No primeiro jogo, no Estádio do Café, o Tubarão venceu por 1 a 0, mas em casa, na segunda partida, o Athletico garantiu a classificação ao vencer por 6 a 0. Já na semifinal, venceu o Operário de virada no primeiro jogo, por 2 a 1, fora de casa, e, na Ligga Arena, voltou a vencer, desta vez por 1 a 0.

As equipes se enfrentaram na primeira fase em partida que aconteceu na terceira rodada, na Ligga Arena, e terminou empatada em 1 a 1.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se