Eleições 2020: Saiba quais serão as regras para as eleições deste ano

Várias regras são impostas aos candidatos, eleitores e mesários para o ano de 2020

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Reprodução/ Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na terça-feira (8) o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais, que acontecem em novembro deste ano. Devido a pandemia da Covid-19, o TSE adotou um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito.

Para as eleições deste ano a propaganda eleitoral pode ser feita através de uma página do candidato em redes sociais, grupos de WhatsApp ou sites que devem ser informados ao TSE. De acordo com a Chefe da 94ª Zona Eleitoral, Cristiane Casagrande, a distribuição de propagandas eleitorais estão permitidas, mas a distribuição deve ser móvel devem colocar ao longo das vias das 6h às 22h, com todos os cuidados recomendados para evitar a disseminação do coronavírus. 

Em relação ao dia das eleições, de acordo com o chefe da 35ª Zona Eleitoral, Jean de Oliveira, os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda, ainda, que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. 

A reportagem do ClicRDC conversou com os chefes da 35ª e 94ª zonas eleitorais de Chapecó, para saber como serão as regra para as eleições deste ano, pois vivemos uma pandemia e as eleições serão um pouco diferente.