Celebrando seus quatro anos de fundação, o Instituto Histórico e Geográfico do Oeste Catarinense (IHGO), realizou solenidade que foi prestigiado por diversas autoridades e lideranças. Foi na última sexta-feira (02), no auditório da Unoesc Chapecó, com a posse de novos membros, entrega do troféu Marechal Bormann, homenagem dando nome à biblioteca e lançamento do hino da entidade.
A presidente da instituição, empresária Eliane Hüning deu posse aos novos membros, os quais receberam de seus padrinhos o diploma, a medalha e o pin, com a insígnia do IHGO. São eles:
Aristides Cimadon, de Joaçaba, reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), amadrinhado pela própria presidente, Eliane Hüning.
- Arnildo Korb, de Chapecó, biólogo, professor na Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, tendo como padrinho, Flávio Luiz Pansera, ex-presidente do IHGO.
- Edson Roberto Dreher, de Chapecó, Sócio-diretor da Drenning Desenvolvimento Empresarial, sendo seu padrinho, Ivandel Moraes de Brito.
- Leonardo Dlugokenski, de Chapecó, professor de humanas nos cursos de direito e de arquitetura e urbanismo, cumprimentado pela madrinha, Eliane Hüning.
Ao pronunciar-se em nome dos demais empossados, o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon enalteceu a essência do IHGO, como entidade que soma para com o desenvolvimento do grande Oeste, à qual os novos membros também se comprometeram a dedicar seus conhecimentos e experiências.
Na sequência aconteceu a entrega troféu Marechal Bormann, obra de arte criada pelo também confrade, Francisco José Bracht, que materializa o reconhecimento da entidade, no caso, agraciando o fundador e primeiro presidente, Flávio Luiz Pansera, que agradeceu emocionado.
Dando nome à biblioteca do instituto, que tem sede em Chapecó, o HIGO prestou homenagem póstuma a professora, historiadora e confreira, Eli Maria Bellani (*22/03/1946, +20/06/2022). Ampliando a homenagem, foi apresentada a canção Balseiros do Rio Uruguai, na voz da cantora Taiane Schettert, com acompanhamento de Dionathan Fauschett, ao violão:
Na oportunidade houve o lançamento do hino oficial do IHGO, com letra e música do confrade Jaime Telles, de Joaçaba e arranjo do maestro Luiz Fernando Spessatto, de Herval d´Oeste, cuja gravação conta com as vozes dos próprios Telles e Spessatto, além de Amanda Peliciolli, Eleandro de Souza e Carmem Sartori Espada.
Em seu discurso, Jaime Telles, que é autor de outras obras oficiais, se disse honrado e resumiu a importância do hino, que é um símbolo oficial, cuja mensagem e sonoridades haverão de corroborar para o fortalecimento da instituição.
Finalizando o encontro, a presidente Eliane Hüning agradeceu o empenho de todos e enfatizou os objetivos do Instituto fundado em 17 de agosto de 2017, que são: pesquisar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos, antropológicos e das demais ciências e técnicas auxiliares relacionadas à região de todo o grande Oeste Catarinense. E que o IGHO é uma associação civil, sem fins econômicos, de caráter científico, cultural e literário.