OUÇA AO VIVO

InícioECONOMIASegundo pesquisa, brasileiro desperdiça mais de 40 quilos de comida por ano

Segundo pesquisa, brasileiro desperdiça mais de 40 quilos de comida por ano

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a startup de pesquisas digitais MindMiners , com a Embrapa e com o programa Sem Desperdício da União Europeia revelou que cada brasileiro joga fora, em média, 41,6kg de comida por ano. Desse volume, 38% são arroz e feijão; 35% carnes (bovina e frango); 4% leite e derivados e outros 4%, frutas e hortaliças. Demais itens apontados foram massas, peixes e grãos.

Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo
Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

O levantamento realizado através de entrevistas presenciais e questionários online com 1764 pessoas de todas as regiões do país, diversas faixas etárias e de diferentes classes sociais mostrou que o brasileiro enxerga o desperdício como um problema e percebe que pessoas próximas têm hábito de jogar comida fora, mas não reconhece que ele próprio também está desperdiçando alimento. De acordo com o analista de Marketing da MindMiners, Rodrigo Patah — um dos responsáveis pela pesquisa — o comportamento é em nome da fartura:

“O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo e isso é cultural. Os resultados que tivemos em diversos tamanhos de domicílios, tanto em lares de pessoas que moram sozinhas, quanto em casas com quatro, cinco pessoas; da classe A à E foram bastante semelhantes.”

- Continua após o anúncio -

Segundo Patah, muitas pessoas aproveitam ofertas para fazer compras mensais e adquirem mais itens do que necessitam: 70% valorizam ter a dispensa de casa cheia. Além disso, a maior parte dos respondentes acredita que sabor (94%) e frescor (77%) são os principais, como consequência, muitos descartam as sobras das panelas (43%).

“Até a inflação dos alimentos seria menor se o brasileiro não jogasse tanta comida fora. É necessária uma conscientização” opinou o analista.

O montador de peças Raphael Martins, 27 anos, é um exemplo de brasileiro que desperdiça. Por morar sozinho e valorizar o frescor dos alimentos, joga metade do que cozinha no lixo.

“Feijão eu ainda congelo, mas arroz e macarrão estragam com facilidade. Até os ovos já chegaram a apodrecer porque não comi no prazo” conta.

Mesmo fazendo compras de 15 em 15 dias, não consegue aproveitar tudo que adquire e calcula que poderia economizar cerca de R$ 150 por mês se mudasse os hábitos.

“Eu adoro comer na rua, com a facilidade de aplicativos então, faço isso com bastante frequência. Cozinho para três dias da semana, mas chega no terceiro já não quero comer aquela comida e acabo jogando fora” confessa o jovem.

Dicas para desperdiçar menos

1) Substitua as compras mensais por semanais

Além de poder comprar itens mais frescos, você só vai adquirir o que realmente precisa e evitar que alimentos estraguem na dispensa. Faça uma lista do que está em falta para não comprar coisas extras.

2) Planeje a sua semana

Seja realista e avalie quantos dias vai comer em casa ou em quantos vai levar marmita para o trabalho. Só prepare uma quantidade de alimento para esse período para não deixar sobras na geladeira.

3) Congele folhas e legumes

Acondicione com muito cuidado os alimentos a serem congelados e retire todo o ar de dentro das embalagens. O ar prejudica o processo de congelamento. Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade, a data de validade e a data do congelamento. Congele o alimento imediatamente após colocá-lo nas embalagens apropriadas, a uma temperatura de -18°C, em porções que sejam utilizadas de uma só vez.

4) Transforme um alimento

Inove na cozinha e utilize ingredientes para receitas inusitadas. Legumes que estão fazendo aniversário na geladeira, por exemplo, podem virar recheio de uma torta; o inhame ou a batata doce podem virar vitamina e a couve e a beterraba, um suco.

*Informações Extra

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se