Para mensurar como poderá ser o movimento de compras para a Black Friday, data consolidada no varejo e que traz incremento nas vendas em diversos setores no final de novembro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) fez pesquisa de intenção de compras. Realizada entre os dias 03 e 15 de outubro, ela foi feita em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
Esse levantamento revela que a perspectiva para o gasto médio em Chapecó é de R$ 946,95 por pessoa. Os dados divulgados pela Fecomércio/SC indicam que os consumidores catarinenses estão com situação financeira igual quando comparado ao mesmo período do ano passado, conforme 48,7% dos entrevistados.
Em relação à forma de pagamento, 28,8% indicam que optarão por quitar em dinheiro à vista. Quanto ao que irão comprar, 24,8% dos entrevistados disseram optar por compras de vestuário na Black Friday, que será no próximo dia 25.
O levantamento revela, quanto aos meios de divulgação, que os consumidores indicam que serão mais influenciados pelas redes sociais na escolha dos estabelecimentos (31%). Outro aspecto apontado pelo estudo é a realização de pesquisa de preços, e nesse sentido 73,5% dos consumidores entrevistados afirmam que deverão avaliar o custo antes de fechar a compra.