A Companhia Trip Teatro, de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, circula por Santa Catarina neste mês de novembro, com apresentações gratuitas do espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa. O circuito é possível porque o grupo foi um dos contemplados no edital de chamamento público do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
A iniciativa prevê o credenciamento de grupos artísticos com no mínimo dois anos de atuação comprovada e um trabalho autoral. Os municípios de Xaxim e Chapecó, no Oeste do Estado, recebem a peça nesta sexta-feira (18).
Para o ator e idealizador da companhia, Willian Sieverdt, o projeto é uma oportunidade para promover a circulação da produção em diferentes cidades de Santa Catarina, além de incentivar o fomento de novas plateias.
Com atuação e manipulação de Sieverdt e trilha sonora de Rodrigo Fronza, Kasperl e a Cerveja do Papa resulta de ampla pesquisa desenvolvida pela companhia, recém-chegada de turnê pela Europa.
Uma curiosidade é que os bonecos integrantes da peça vieram de lá. Com duração de 45 minutos, a montagem da obra contou com a cooperação internacional do Museu Casa de Los Títeres, da Espanha, que doou à Trip Teatro uma coleção original de bonecos alemães do final do século XIX. A peça tem direção de Paco Parício, diretor e pesquisador da cultura popular na Espanha.
Sobre a peça
O espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa se volta para a notícia da visita do papa num antigo mosteiro, conhecido por produzir a melhor cerveja da região. A montagem se concentra nas confusões e desdobramentos decorrentes deste anúncio.
Além de permitir um olhar para o passado desta manifestação popular, a produção contempla ainda outro aspecto cultural e econômico catarinense: a cultura cervejeira. A obra evidencia o fazer cervejeiro artesanal e sua interface com o turismo e a economia criativa. Mas a indicação etária do espetáculo é livre, tendo como alvo o público familiar, por não estimular o consumo de cerveja, apenas os saberes ligados à sua produção.
Apresentações no Grande Oeste
- Xaxim: 18/11, às 10h da manhã, no Auditório Atrax, no bairro Alvorada
- Chapecó: 18/11, às 19h30, no quintal da Casa dos Fundos, na rua São João, 250 E, no Centro
- Treze Tílias: 19/11, às 17h, na Concha Acústica da Praça Andreas Thaler, no Centro
- Lebon Régis: 20/11, às 10h da manhã, na área externa da Escola 30 de outubro, no Assentamento Rio dos Patos
Sobre a Trip Teatro
Companhia profissional fundada em 1989, a Trip Teatro alcança visibilidade e reconhecimento internacional. O grupo se apresentou em todos os estados brasileiros, além de 14 outros países e três continentes (América do Sul, Europa e Ásia).
Acumula passagem por festivais mundo afora, como o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, na França, um dos mais respeitados do segmento. Recebeu prêmios importantes, como Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (em 2012).
A Trip Teatro soma em seu repertório diferentes espetáculos. Sua montagem mais antiga, O Velho Lobo do Mar, possui 25 anos de história. Reúne também em seu repertório O Incrível Ladrão de Calcinhas, estreado em 2005, O Flautista de Hamelin (2008), SóFridas (2014), Sou Lenda sou Maria (remontagem, 2019) e Kasperl e a Cerveja do Papa (2019).
Comprometida com o desenvolvimento da cultura catarinense e da região onde está inserida, mantém em Rio do Sul um espaço cultural inusitado: o Teatro Embaixo da Ponte. Sob uma das pontes mais movimentadas do Centro, o local abrigou mais de 300 apresentações artísticas abertas ao público em geral. Maiores informações sobre a companhia e as apresentações podem ser ofertadas por Willian Sieverdt, pelo telefone (47) 9 8838-1575.