

Praça pública, bairro e parque integram a programação especial de vacinação contra a gripe preparada para este fim de semana em Chapecó. A estratégia busca ampliar o acesso à imunização com pontos descentralizados de atendimento, voltados principalmente a quem encontra dificuldade para comparecer às unidades de saúde nos horários convencionais.
No sábado, 30 de maio, o Ônibus Saúde em Movimento estará na Praça Central, com aplicação de vacinas das 9h às 15h. No mesmo dia e horário, o Vacimóvel atenderá na região da EFAPI, na esquina entre a Rua Cunha Porã e a Avenida Attílio Fontana, ampliando a cobertura em uma das áreas com grande circulação de moradores.
A programação segue também no Ecoparque. A Vila do Artesanato receberá equipes de vacinação no sábado, 30 de maio, e no domingo, 31 de maio, sempre das 13h30 às 17h30, oferecendo mais uma alternativa de atendimento fora das unidades tradicionais de saúde.
As ações de fim de semana integram a mobilização municipal de combate à influenza e acompanham a disponibilidade da vacina para pessoas com 6 meses de idade ou mais. A proposta é facilitar o acesso em locais de convivência, circulação e lazer, permitindo que a população possa se imunizar em horários e espaços alternativos.
Segundo o secretário municipal de Saúde, João Lenz Neto, a vacina contra a influenza reduz internações, evita agravamentos e amplia a proteção coletiva, especialmente entre pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e imunodeprimidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, a rede municipal dispõe de doses e equipes mobilizadas para atender a demanda.
Além dos pontos descentralizados, o município mantém horários ampliados durante a semana em parte da rede de atenção básica. As unidades de saúde dos bairros Jardim América, Marechal Bormann, Vila Real, Paraíso e Santo Antônio funcionam das 7h às 19h. No CSF Oeste, o Corujão Permanente de Vacinação oferece atendimento estendido até as 21h30.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a carteirinha de vacinação. Informações adicionais podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Chapecó.
Vacinação descentralizada
Para quem não consegue se vacinar durante a semana, o município preparou pontos especiais de atendimento neste sábado e domingo:
Ônibus Saúde em Movimento – Praça Central – Sábado, 30 de maio | das 9h às 15h
Vacimóvel – EFAPI (Esquina entre a Rua Cunha Porã e a Av. Attílio Fontana) Sábado, 30 de maio | das 9h às 15h
Vila do Artesanato – Ecoparque Sábado, 30 de maio e Domingo, 31º de maio das 13h30 às 17h30
Horários durante a semana
Para quem tem dificuldade de comparecer nos horários convencionais, cinco unidades de saúde funcionam em horário estendido, das 7h às 19h: Jardim América, Marechal Bormann, Vila Real, Paraíso e Santo Antônio. Já o CSF Oeste, tem um Corujão Permanente de Vacinação, atendendo até às 21h3min.
O que levar
Basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a carteirinha de vacinas.
A vacina contra a influenza é segura e eficaz. Proteja-se.






