OUÇA AO VIVO

InícioChapecó - 104 anos - Causos e HistóriasA vida social de Chapecó e os grandes eventos do CRC

A vida social de Chapecó e os grandes eventos do CRC

Conheça um pouco mais sobre Chapecó, no Causos e Histórias

Por Matheus Graboski

Foto: ClicRDC

Com o especial do Clic RDC  “Chapecó 104 Anos – Causos e Histórias”, resgatamos relatos incríveis sobre a Capital do Oeste. A vida noturna e os eventos sociais que marcaram época, não ficaram de fora. Por este motivo, convidamos o casal de empresários Josias Mascarello e Vera de Marco para voltar ao passado, e através de fotos e relatos, relembrar os bons momentos que passaram no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). Este, em especial,  palco dos grandes eventos sociais que vamos relembrar por aqui. 

O CRC foi fundado em 1938. O clube tem na história dois endereços e dois grandes incêndios. O primeiro consumiu totalmente a sede durante um baile de carnaval em 1947. A edificação ficava em um terreno próximo da catedral, onde hoje é a Escola Marechal Bormann. Em julho de 1947, depois de uma troca de terrenos, o Coronel Bertaso cedeu ao clube o espaço onde hoje é o Ginásio de Esportes, e ali foi construído um novo prédio. Em 1969, 22 anos depois, mais um incêndio, consumindo a cancha de bolão e parte das demais instalações.

- Continua após o anúncio -

Em 1970 a direção do clube decidiu construir o prédio onde hoje fica a atual sede, com as piscinas. Ao longo dos últimos 50 anos, o salão principal foi palco de importantíssimas solenidades oficiais, atos políticos, empresariais e comemorativos. Muitos sócios e sócias – que debutaram no clube, casaram e por lá também celebraram tantas datas especiais. Este é o caso dos nossos convidados, Josias e Vera, figuras importantes na idealização e realização de grandes eventos que o clube colocou na tradição da Chapecó há muito tempo. 

Os bailes de Debutantes

Foto: ClicRDC

A história de Vera de Marco e os Bailes de Debutantes do CRC  começou em 1972, quando ela e outras 27 garotas foram apresentadas à  sociedade em um baile. Numa época de costumes e tradições diferentes, era depois deste evento que a “jovem”, como Vera qualificou, podia frequentar outros eventos e bailes.  Curiosamente, este foi o “maior baile de debutantes” que o CRC realizou ao longo dos 70 anos de história. “Lotação máxima” disse Vera, com sorriso no rosto.

Entre recortes de jornal e fotografias da época, para seguirmos com nosso resgate, precisamos falar do casamento de Vera e Josias, em 1981. Foi no CRC que a festa do casamento aconteceu. Depois disso, o casal que já era bem ativo na sociedade, foi convidado a participar da diretoria do clube. Eles assumiram o departamento social, responsável pela realização de bailes e eventos. 

E nos anos seguintes a tradição dos bailes de debutantes ganhou força. Na organização dos eventos, em uma época onde não existia cerimonialista, da decoração até a fotografia, tudo era responsabilidade do clube. Vera recorda que em uma determinada edição, as jovens moças que debutaram, foram para Posadas na Argentina. Elas foram presenteadas com uma viagem internacional,  feita de ônibus. “Bons momentos ficaram gravados na memória, passamos um final de semana com as debutantes”, recordou emocionada. Durante anos o evento aconteceu nos mesmos moldes. Até que na década de 1990, a última edição do tradicional evento foi realizada. 

Os anos 90 chegaram com tudo, e com eles a individualidade das festas também. Ficou mais intimista e familiar comemorar o aniversário de 15 anos em uma festa exclusiva, e com destaque apenas para a aniversariante. E foi assim, por longos 20 anos, que o CRC ficou sem um baile coletivo de debutantes. Em 2010, Josias e Vera, receberam a missão de resgatar o tradicional evento, que fez tanto sucesso em um passado não tão distante. 

Para trazer de volta a Chapecó toda a pompa de uma festa de 15 anos, o casal, que estava na diretoria novamente, foi a Blumenau – conhecida pela tradição dos bailes centenários. Lá eles buscaram atualizações e novos formatos para realizar o evento novamente no CRC. A ideia foi apresentada aos sócios e abraçada por várias. Em 2010 o tradicional Baile de Debutantes do CRC estava de volta, 100% repaginado. Em 2013 a última edição foi realizada. 

Direto da TV para o CRC

Diversos famosos passaram pelo salão do clube. Eles eram contratados para fazer parte do cerimonial do baile ou para dançar a valsa com as debutantes. Na década de 1980, o casal de atores Elizabeth Savala e Cláudio Picchi, o ator Marcos Perillo – todos da TV Globo, e  o ator Pedro Malta (TV Record) em 2010. Outro fato curioso, é que a maior parte dos eventos do CRC teve  um aporte de mídia muito grande. Em diversas ocasiões houveram  transmissões televisivas ao vivo, direto do salão. O estado inteiro acompanhava, do sofá de casa, a movimentação da vida social de Chapecó. 

Os bailes de Carnaval

Foto: ClicRDC

Os eventos como esses estão no DNA do CRC. Os tradicionais bailes de carnaval embalaram diversas gerações. Presente no calendário do clube desde a fundação, os bailes  movimentavam a cidade. O formato adotado em Chapecó passou a ser reconhecido como um dos melhores carnavais de salão do estado. A Capital do Oeste era modelo dessa   festa tão divertida. No CRC, o Carnaval começava na sexta-feira e terminava no domingo. Três noites de folia, desfiles de blocos e marchinhas no salão. Mas não parava por aí. Havia também o Carnaval das Crianças que acontecia nas tarde de sábado e domingo, no mesmo formato. 

O casal lembra a edição em que saiu fantasiado de bruxos. A fantasia era usada na sexta-feira e no domingo. Anualmente, o clube promovia o concurso de melhores fantasias, e os blocos usavam a vestimenta em duas ocasiões: na noite de sexta para participar do concurso e no domingo para receber o prêmio.  

Os grandes eventos

Como dissemos, em diversas ocasiões o CRC teve parceria com emissoras de televisão de Chapecó. Além dos carnavais, transmitidos ao vivo para o Estado de Santa Catarina, outros momentos memoráveis foram registrados pela TV O Estado, que já teve a bandeira do SBT e atualmente transmite o sinal da TV Record – ND TV.  

Spoiler: em nosso podcast da matéria, trazemos alguns trechos dessas  entrevistas especiais. 

Os bailes de réveillon 

Não é só no litoral de Santa Catarina que a virada de ano é tradicional e cheia de programações. No CRC ela também tem espaço. Anualmente muitas famílias de sócios escolhem o clube para celebrar a chegada do ano novo. A sede campestre do CRC também já promoveu o evento. Com um jantar seguido de baile, os sócios brindam o novo ciclo no clube que completou 83 anos em 2021. 

Durante nossa entrevista, o casal bon-vivant relembrou que em determinadas edições, diversos sócios participaram de uma virada de ano fake (termo que na época nem existia). Uma emissora local, na época a RBS TV, promovia e gravava o Baile de Réveillon com um mês de antecedência. Na noite da virada, a gravação era exibida em rede estadual, em uma programação especial. Mais uma vez o CRC fazia história na TV catarinense. 

O desejo de comemorar novamente

Vera e Josias participaram e participam ativamente da vida social de Chapecó. Por diversas vezes fizeram parte da direção do CRC e auxiliaram na organização de centenas de eventos. 

Ambos são empresários. Josias é sócio fundador da Construtora Catarinense. Vera é proprietária da Verità – Lingerie e Moda Praia. Ambos fazem questão de apoiar o desenvolvimento da economia local, participando sempre que possível de eventos e ações que marquem datas especiais e fortaleçam o nome da Chapecó, em Santa Catarina, no Brasil e no mundo. O desejo dos dois, é que em 2022 o retorno dos eventos aconteça e que tudo volte ao normal. 

Sabemos que a vida social de Chapecó também foi construída em diversos outros espaços. As tradicionais danceterias e boates lembradas até hoje, certamente marcaram a memória de muitas gerações. Os bailes e as festas de comunidade então, nem se fala. Não faltarão oportunidades para que a gente encontre outros personagens importantes e relembre por aqui outras festas e eventos que ainda seguem vivos na memória dos chapecoenses.

Confira

Você pode conferir essa matéria através do PodCast e também em Vídeo disponibilizado pelo ClicRDC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,846FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe