VÍDEO: Familiares de detentos realizam manifestação em frente ao Complexo Prisional de Chapecó

As pessoas se reuniram em frente ao Complexo Prisional nesta segunda-feira (27)


Os familiares de detentos que estão em reclusão no Complexo Prisional de Chapecó  realizaram uma manifestação em frente ao local na tarde de segunda-feira (16).  Segundo os manifestantes, o movimento foi organizado devido a preocupação com a saúde dos detentos durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Conforme um dos organizadores, o grupo organizou-se após detentos que foram liberados por sete dias relatarem que estão sem água e higiene básica. Os organizadores afirmam, também, que não há comunicação com os internos e que o retorno de muitos pedidos de prisão domiciliar registram demora no retorno. 

“O Sistema Penitenciário de Chapecó colocou uma ligação por mês, e os familiares querem ter uma comunicação mais adequada – que seja uma vez por semana. Essa é a reivindicação: saúde e comunicação com os internos para saber como eles se encontram no momento da pandemia”, afirma um dos organizadores.

A Polícia Militar (PM) e o Serviço AeroPolicial da Fronteira (Saer/Fron) acompanharam o manifesto registrado durante a tarde. A direção do Complexo Prisional de Chapecó informou que verifica o teor da manifestação e deve se pronunciar em sequência.

Uma nota foi emitida pelo Gerente da Regional Oeste, Alecssandro Zani.