OUÇA AO VIVO

InícioGERALQuinto Constitucional: Votação acontece nesta segunda-feira em SC

Quinto Constitucional: Votação acontece nesta segunda-feira em SC

Advogados e advogadas que estão em dia com a OAB/SC poderão votar

Foto: OAB/SC

Acontece nesta segunda-feira (21) a votação entre os candidatos à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Pela primeira vez na história, advogados e advogadas que estão em dia com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), poderão escolher os integrantes da lista sêxtupla. 

O pleito acontece de forma totalmente online. Após a votação, a lista sêxtupla escolhida pela advocacia catarinense será enviada pela OAB/SC ao TJSC, que reduzirá os seis nomes para três. São cerca de 30 mil profissionais aptos a participar do pleito, que iniciou a partir das 00h e deve finalizar até as 19h.

Como votar

- Continua após o anúncio -

De acordo com a OAB/SC, os profissionais aptos a votar receberam, através do e-mail, o acesso ao voto na quinta-feira (17).  O link que eles receberam é seguro e supervisionado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  São doze candidatos – entre eles, um advogado de Chapecó, do Oeste catarinense, Jandrei Aldebrand.

 (Quinto Constitucional: conheça o perfil de cada candidato na sabatina pública (oab-sc.org.br)).

Estão aptos para votar os profissionais em dia com a anuidade da OAB/SC. Advogados e advogadas só poderão votar com o uso das próprias certificações digitais. A Ordem reforça, ainda, a importância de todos manterem os dados cadastrais atualizados, em especial e-mail e número de telefone celular.

O voto deve acontecer apenas através de um computador e não será possível utilizar smartphones. “Recomendamos que o profissional utilize o mesmo computador no qual realiza peticionamentos eletrônicos junto aos Tribunais”, orienta a OAB. 

O que é o Quinto Constitucional

O dispositivo do Quinto Constitucional faz parte da vida brasileira desde 1934 e foi recepcionado no artigo 94 da Constituição de 1988. Ele determina que um quinto (20%) das vagas disponíveis nos Tribunais do Brasil seja preenchido por advogados ou membros do Ministério Público. Este é o caso de Santa Catarina.

Para integrar a lista sêxtupla, o advogado deve ter pelo menos 10 anos de profissão; notório saber jurídico; e reputação ilibada.

LEIA MAIS: Advogado de Chapecó concorre a vaga na lista sêxtupla para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se