quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioGERALOs andares da história de Alfredo Lang

Os andares da história de Alfredo Lang

Pioneirismo, sucessão familiar e diversidade de negócios marcam a trajetória do empresário


Suspensórios e sorriso leve. Bem atrás da cadeira dele uma cruz. A sala do Empresário do Ano de 2024, Alfredo Lang, é grande, com sofás e mesa para reuniões, sem contar uma vista invejável do município por meio de grandes janelas. Abriga também alguns lembretes celebrativos na parede, símbolos de quem já foi premiado diversas vezes. A voz de 80 anos é mansa, mas firme, guarda com clareza a história de quem construiu muito pela comunicação de Chapecó.  

“Nasci em Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, em 1943. Sou casado e pai de quatro filhas, todas com formação superior. A Iara é engenheira, a Raquel é agrônoma, a Luciana é advogada e a Daniela que é administradora de empresas. Minha esposa é técnica em contabilidade e tem como hobby a pintura. Tenho seis netos e quatro genros. Minha família é abençoada e cada um tem a sua trajetória profissional.”

Antes de continuar a história, Lang evidenciou que a sucessão familiar foi alinhada com sucesso. “Iara gerencia projetos de hotelaria e arquitetura, Raquel atua na rádio, Luciana dirige a Oeste Capital e desenvolve negócios próprios e Daniela lidera o hotel da família.” O Empresário do Ano valoriza a delegação de responsabilidades, mas ainda mantém influência como pioneiro, enquanto reconhece a autonomia e o profissionalismo das filhas como fundamentais para as transformações nos empreendimentos. A sucessão, segundo ele, reflete um equilíbrio entre continuidade e inovação, o que mantém os valores familiares e garante o crescimento dos negócios.

- Continua após o anúncio -

O Grupo Condá de Comunicação possui quatro andares, o Hotel Lang Palace sete pavimentos, a mente de Lang, inúmeros deles.

“Fiz curso de contabilidade e direito, advoguei intensamente por muitos anos. Em 1973, passei por um problema de saúde grave que me afastou temporariamente da profissão. Após minha recuperação, decidi buscar alternativas econômicas mais estáveis. Entrei no ramo da comunicação depois me envolvi em projetos na área imobiliária e hoteleira.”

A grande mesa de reuniões na sala não nega a quantia de decisões que Alfredo Lang teve na formação e no desenvolvimento de diversos setores da comunicação em Chapecó. Tanto para o rádio, a televisão quanto na mídia impressa e digital.

No rádio, foi advogado da Rádio Sociedade Catarinense (atual Rádio Chapecó), fundou sua própria emissora em sua cidade natal e, posteriormente, implantou outra emissora em Chapecó, a Rádio Condá FM. No setor televisivo, participou da implantação da primeira emissora de televisão em Chapecó, a TV Cultura (atual NSC TV), colaborando com o grupo vencedor da concessão, e ajudou posteriormente a fundar a TV O Estado (atual NDTV), afiliada da Rede Manchete. Já na mídia impressa, fundou o jornal Correio do Sul, com repercussão regional, especialmente em momentos marcantes como o primeiro título estadual da Chapecoense.

Enquanto um pequeno corvo preto nos assiste em meio uma grande janela, Alfredo Lang também não esconde os passos de desafios. “Todo empreendimento chega a um determinado momento em que enfrentamos dificuldades, comigo não foi diferente. Vivemos períodos de alta inflação no Brasil. A partir de 1994 houve uma estabilização, mas antes disso, o Brasil chegou a ter inflação de mais de 80% ao mês. Isso dificultava qualquer projeto ou planejamento, pois tudo rompia com a previsão inicial, desde a compra de equipamentos até materiais. Por exemplo, no caso de uma construção, o preço inicial de um item podia dobrar em questão de semanas, o que tornava tudo muito desafiador.

Apesar desses desafios, o Empresário do Ano se considera otimista. “Sempre há momentos em que somos desafiados. Por exemplo, Chapecó passou de ter apenas um ou dois hotéis qualificados para dezenas, o que aumenta a concorrência. No entanto, acredito que a concorrência, no regime capitalista, é legítima e necessária. É isso que nos faz crescer.

Empresário do Ano 2024 – Entrevista com Alfredo Lang

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp