OUÇA AO VIVO

InícioGERALMais moderno: Chapecó recebe novo ponto de ônibus na próxima semana

Mais moderno: Chapecó recebe novo ponto de ônibus na próxima semana

Além das demanda sobre a estrutura, alguns usuários também reclamam da falta de limpeza – Foto: ClicRDC

Quase que diariamente os usuários do transporte coletivo de Chapecó se deparam com as condições precárias dos pontos de ônibus espalhados pelo município e reclamam para os meios de comunicação ou até mesmo nas redes sociais. Essa demanda, no entanto, está prestes a receber uma solução. Na próxima sexta-feira (24) está prevista a instalação de um protótipo, que será colocado na Avenida São Pedro, entre a Avenida Fernando Machado e Porto Alegre. A estrutura do novo abrigo será de aço inox e de vidro. A empresa contratada pela Prefeitura irá fazer a troca de 209 pontos, em sete meses. O investimento será de R$ 5,6 milhões.


Esse valor dos abrigos é decorrente da outorga, do processo licitatório, são 5,6 milhões investidos em abrigos de ônibus, que vem com uma durabilidade e com alguns aspectos bem importantes. Primeiro, ele é aço inox – vamos fazer um abrigo que é para durar mais de 50 anos. Ele é em vidro porque não é para ser um esconderijo, é para ser um local transparente em que a pessoa realmente queira estar e que a proteja das intemperes – por isso é fechado para que você esteja protegido do sol ou da chuva”, explicou  a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Stobe.


Conforme a secretária a partir da aprovação da instalação do protótipo, será dada a ordem de serviço para a instalação dos demais abrigos. Isso deve ocorrer cerca de uma semana após a colocação da primeira estrutura. A empresa terá cerca de sete meses para fazer a instalação dos demais.

- Continua após o anúncio -

A ideia é que este ano a gente tenha a instalação de todos esses novos abrigos de ônibus. Não serão substituídos todos, temos mais de 400/500 abrigos em Chapecó, mas esses primeiros 209 serão instalados nesse prazo”, informou.


Critérios

Luciana destacou que número de passageiros que utilizam o ponto – para o embarque e desembarque – será um dos critérios para a escolha dos locais que devem ser contemplados com os novos abrigos.


“O primeiro critério é o número de usuários, que é uma lógica, onde eu tenho linhas mais adensadas é onde eu vou ter a instalação desses abrigos – esse é o critério inicial. É claro que em alguns locais nós não temos abrigos e vamos ter que fazer a instalação. Mas temos linhas, como a Tomazelli, que é uma linha super adensada. A escolha do protótipo na São Pedro foi justamente por isso, esse é um dos pontos em que temos mais embarque e desembarque de passageiros”, explicou.


Demanda

Alguns usuários costumam relatar problemas no transporte coletivo. Uma das demandas corriqueiras é sobre as condições dos pontos de ônibus atualmente. Algumas reclamações são sobre a estrutura frágil do ponto ou que os pontos não protegem os usuários em dias de chuva, por exemplo. A falta ou os bancos danificados também geram críticas. Assim como a falta de limpeza nos locais em que os pontos estão colocados, que alguns casos acabam tomados pelo mato.

A secretária pontuou que as demanda referente à situação dos pontos de ônibus foi uma das pautas que sempre incomodou muito a Administração Municipal. Ainda acrescentou que o transporte coletivo precisa ser atrativo para que as pessoas queiram usá-lo. Para que isso aconteça, segundo ela, o ônibus precisa cumprir horário e o local de espera precisa ter segurança.  


Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se