OUÇA AO VIVO

InícioGERALEquipamentos de videomonitoramento são retirados da penitenciária de Chapecó

Equipamentos de videomonitoramento são retirados da penitenciária de Chapecó

Foto: Coringa Sistemas Inteligentes de Segurança

A partir desta terça-feira (26), a Penitenciária Industrial de Chapecó ficará sem o serviço de videomonitoramento, que estava disponível desde 2015. A retirada dos equipamentos aconteceu ao longo do dia, após uma determinação da Secretaria de Administração Prisional (SAP) de Santa Catarina, que não justificou ou respondeu aos questionamentos do ClicRDC sobre o motivo da indisponibilidade do serviço.

A assessoria de comunicação da empresa Coringa Sistemas Inteligentes de Segurança, responsável pelo serviço, afirma que “desde 2018 o Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara e o Presídio Regional de Joinville estão com o monitoramento funcionando, mas sem repasses. Já nas penitenciárias de Chapecó e Curitibanos, o Estado não paga o serviço desde o início de 2020. Ao todo, a dívida já ultrapassa R$ 1,7 milhão”.

Ainda de acordo com a assessoria, em Chapecó foram retiradas 112 câmeras e em Curitibanos serão retiradas 123. “O sistema implementado nas unidades contempla, além das câmeras, dispositivos para leitura e reconhecimento facial e de placas veiculares. Há servidores, softwares e aproximadamente 6 mil metros de infraestrutura antivandalismo para alimentação de energia e de comunicação de dados em dutos e fibras ópticas e cabos”, de acordo com a assessoria.

- Continua após o anúncio -

Procurada, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa informou que apenas se manifesta por nota e não respondeu aos questionamentos do ClicRDC. Na nota, afirmam que “A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informa que segue trabalhando dentro da legalidade e à disposição dos órgãos de fiscalização e controle. Todos os procedimentos de segurança e controle seguem reforçados”.

Outras penitenciárias também são afetadas

Depois de Chapecó, outra penitenciária que ficará sem o sistema é a de Curitibanos. Lá, a retirada está prevista para 9 de junho. De acordo com a empresa, nas penitenciarias de Joinville a retirada dos equipamentos aconteceram na manhã de segunda-feira (25). Já na cidade de São Pedro de a retirada aconteceu no dia 13 de maio.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se