As atletas têm entre seis e 11 anos e foi a primeira competição que elas representaram o município através da ginástica rítmica. Apesar da emoção e do nervosismo, as atletas conquistaram cinco medalhas de ouro e uma de prata. A Copa Primeiros Passos aconteceu no sábado (26), no ginásio do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.
A competição foi promovida pela Federação Catarinense de Ginástica Rítmica. Durante o ano, aconteceram etapas regionais pelo estado. Foram disputadas as categorias mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, organizadas de acordo com a idade das atletas.
A Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc) competiu com seis atletas. Alice Gomes Vieira (ouro) e Olívia Ames (prata) disputaram a categoria mirim. Na pré-infantil estiveram Livia Gosch, Stellyn Vassoler, Isadora Barninski e Júlia Bevilaqua. Todas conquistaram medalhas de ouro. Elas foram preparadas e acompanhadas pela técnica Tatiane Floss.
“A Copa Primeiros Passos trouxe a experiência de uma grande competição para nossas atletas mais jovens. Viajamos de ônibus para Florianópolis. Utilizamos recursos arrecadados em eventos realizados ao longo do ano como pedágios e jantares, já tradicionais da Agirc. Essas medalhas são um agradecimento para a comunidade chapecoense que sempre apoia a ginástica rítmica”, considera o presidente da Agirc, Auri Casalli.
Mais medalhas
O Programa Atleta do Futuro, mantido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, participou com seis ginastas. O resultado foram cinco medalhas de bronze e uma de ouro. A técnica responsável é Daniela Zanini. Atualmente, 30 atletas – com idades entre seis e 15 anos – treinam a modalidade no Centro Social Urbano do Saic.