InícioPolítica e CotidianoEleições 2026: Análise do plano de governo de Ralf Zimmer - Parte...

Eleições 2026: Análise do plano de governo de Ralf Zimmer – Parte 1

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Isadora Reicher

Prosseguimos com as análises dos planos de governo dos candidatos a governador de Santa Catarina. Como o candidato Ralf Zimmer (PRD) foi o sétimo a protocolar o documento no sistema DivulgaCandContas do TSE, ele é o próximo da fila. Brunno Dias (PCO) será analisado na sequência, conforme a ordem definida pelo horário de postagem de cada plano de governo. Cada candidato terá direito a três edições da coluna, o que dará uma média de 9 mil caracteres de análise.

O plano de governo de Zimmer começa com uma apresentação do candidato e do plano de governo, colocando alguns compromissos gerais como responsabilidade com o dinheiro público, liberdade para empreender e produzir, segurança para as famílias, serviços públicos eficientes e valorização do trabalho: “O cidadão não deve ser obrigado a escolher entre desenvolvimento econômico e qualidade de vida. O desafio é construir ambos ao mesmo tempo”, afirma o candidato.

Gestão pública

- Continua após o anúncio -

Ralf propõe revisar estruturas administrativas e sobreposições de funções no Governo do Estado, estabelecer metas para órgãos e programas, ampliar a avaliação de desempenho institucional, digitalizar serviços, simplificar procedimentos, fortalecer mecanismos de controle interno, aprimorar o processo de compras públicas, ampliar a transparência de contratos e despesas, e revisar gastos administrativos em busca de economia sem comprometer serviços essenciais.

Zimmer também propõe adotar o modelo de Gestão 100% Transparente, disponibilizando em um portal público o relatório de produtividade trimestral de todos os servidores e comissionados do governo; e a publicação da agenda diária, banco de horas e declarações financeiras dos ocupantes de cargos comissionados, de forma obrigatória. O candidato do PRD também quer implementar a transmissão ao vivo de todas as reuniões do Colegiado de Governo, composto pelo governador, vice e secretários estaduais.

Segurança pública

Ralf propõe ampliar o uso de inteligência policial, integrar informações entre as forças de segurança, expandir os sistemas de videomonitoramento e leitura de placas, modernizar equipamentos, recompor efetivos por concursos e gestão eficiente de pessoal, fortalecer ações nas fronteiras, portos e aeroportos; aprimorar investigação e prevenção, e criar um aplicativo de Consulta Pública para expor e dar transparência aos nomes dos condenados por violência contra a mulher.

Defesa Civil

Zimmer quer modernizar o monitoramento hidrológico e meteorológico da Defesa Civil Estadual, ampliar sistemas de alerta, integrar dados de universidades e centros de pesquisa à Defesa Civil, criar mecanismos permanentes de financiamento para prevenção e reconstrução, apoiar municípios no mapeamento de áreas de risco, ampliar obras de drenagem, contenção, macrodrenagem e desassoreamento; e aperfeiçoar protocolos de resposta em todo o Estado.

Recadinhos

  • O vereador Cleiton César (PP) teve aprovado por unanimidade na tarde de ontem (3), em segunda votação, o projeto de lei que complementa a legislação vigente em Chapecó sobre a proibição de cigarros eletrônicos.
  • Entre outras mudanças, se houver a sanção do prefeito Valmor Scolari (PSD), todos os estabelecimentos que precisam ter placas de “Proibido Fumar” vão ter que especificar nos textos a menção aos cigarros eletrônicos.
  • Desde ontem, a União Europeia suspendeu a compra de todos os produtos de origem animal do Brasil. Até que haja um novo aviso, itens como carne bovina, suína, de frango, ovos e mel ficam fora do bloco, conforme a newsletter The News.
  • O grupo é o terceiro maior comprador de carne bovina brasileira, atrás só de China e Estados Unidos. Na prática, o bloco compra 6% da carne bovina exportada, e o impacto econômico estimado passa de US$ 2 bilhões por ano.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp