
⚡ Em Resumo:
- O que é: Ocorrência de perturbação do sossego terminou com confronto entre moradores e a Polícia Militar em Chapecó.
- Números principais: Três pessoas foram conduzidas e uma conseguiu fugir durante a confusão.
- Onde: Beco do CAIC, em Chapecó.
- Quem afeta: Moradores da região, pessoas envolvidas na ocorrência e equipes da Polícia Militar.
Como começou a ocorrência?
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (2º BPM/Fron), atendeu na noite de sábado (18) uma ocorrência de perturbação do sossego no Beco do CAIC, em Chapecó.
Segundo a corporação, a ação foi motivada por denúncias de som em volume elevado e por informações de que disparos de arma de fogo teriam sido registrados nas proximidades. Devido ao histórico de ocorrências e de hostilidade contra equipes policiais na região, três guarnições foram mobilizadas.
O que aconteceu durante a ação policial?
Ao chegarem ao local, os policiais constataram o som alto vindo de uma residência. Conforme a Polícia Militar, a responsável pelo imóvel foi orientada sobre os procedimentos legais e entregou voluntariamente a caixa de som, que foi apreendida para a lavratura de um Termo Circunstanciado.
Após o encerramento da ocorrência, um grupo de pessoas passou a hostilizar os policiais com ofensas, incitação contra a atuação da equipe e arremesso de pedras.
Ainda conforme a PM, durante a confusão também foram ouvidos disparos de arma de fogo nas proximidades, situação que, segundo a corporação, é recorrente na região e utilizada como forma de intimidação às forças de segurança.
Quais medidas foram adotadas pela Polícia Militar?
De acordo com a Polícia Militar, diante da escalada da violência foi necessário o uso progressivo da força e de instrumentos de menor potencial ofensivo, como munições de elastômero e agente químico, para conter as agressões e restabelecer a ordem pública.
Ao final da ocorrência, três pessoas foram conduzidas à Central de Plantão Policial pelos crimes de desacato, desobediência e outros delitos relacionados à ação. Um dos envolvidos conseguiu fugir durante o tumulto.












