


Na EBM Diogo Alves da Silva, em Chapecó, a alimentação escolar vai muito além da preparação das refeições. Todos os dias, as servidoras responsáveis pelo setor dedicam atenção especial a cada detalhe, desde a escolha e organização dos alimentos até a forma como eles são apresentados aos estudantes. O objetivo é oferecer refeições nutritivas, saborosas e acolhedoras, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças.
Esse cuidado também está presente na maneira como o momento do lanche é conduzido. A refeição se torna uma oportunidade para incentivar bons hábitos alimentares, estimular a convivência e fortalecer o vínculo dos alunos com alimentos importantes para o crescimento e a saúde.
Como a criatividade ajuda as crianças a experimentar novos alimentos?
Para despertar a curiosidade dos estudantes, frutas, legumes e outras preparações ganham apresentações diferenciadas, com formatos e decorações que tornam o prato mais atrativo. A proposta busca aproximar as crianças dos alimentos saudáveis de forma leve e divertida, transformando a experiência de comer em um momento prazeroso.
A iniciativa tem mostrado que a criatividade pode ser uma grande aliada da educação alimentar. Ao encontrar os alimentos organizados de maneira lúdica, os estudantes se sentem mais motivados a experimentar novos sabores e ampliar o contato com ingredientes que fazem parte de uma alimentação equilibrada.
Qual a importância dessa ação para a formação dos estudantes?
O incentivo à alimentação saudável durante a infância é um dos fatores que contribuem para a formação de hábitos que podem acompanhar as crianças ao longo da vida. Por isso, o trabalho realizado na unidade escolar tem um papel importante não apenas na nutrição diária dos alunos, mas também na construção de uma relação mais positiva com os alimentos.
Ao unir cuidado, criatividade e educação, a alimentação escolar se torna uma ferramenta de aprendizado dentro e fora da sala de aula. Mais do que servir refeições, a iniciativa ajuda a promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para os estudantes da rede municipal de ensino.





