segunda-feira, abril 27, 2026
InícioChapecóRanking estadual coloca Chapecó entre as cidades mais sustentáveis de SC

Ranking estadual coloca Chapecó entre as cidades mais sustentáveis de SC

Município melhorou pontuação no IEGM e se destacou em gestão de resíduos, educação ambiental e sustentabilidade

Foto: Prefeitura de Chapecó

A Prefeitura de Chapecó conquistou o segundo melhor índice ambiental entre os 295 municípios de Santa Catarina, conforme o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina em parceria com o Instituto Rui Barbosa, com base em dados de 2024.

O resultado mostra avanço em relação ao levantamento anterior, quando o município ocupava a quarta posição. A nota passou de 0,65 para 0,73, ficando atrás apenas de Criciúma. O índice é calculado a partir de um questionário com cerca de 700 perguntas, distribuídas em sete áreas da gestão pública, sendo 90 delas voltadas ao eixo ambiental.

De acordo com o controlador-geral do município, Alexei Anhalt, o indicador funciona como um diagnóstico da administração pública. Entre os temas avaliados estão educação ambiental, arborização urbana, gestão de águas e esgoto tratado, além de resíduos sólidos.

- Continua após o anúncio -

Segundo a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, o desempenho é reflexo de uma série de ações implementadas pela administração municipal. Entre elas estão programas como o Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável, que engloba iniciativas como o Harmoniza Chapecó — que promove a troca de resíduos por flores —, além da coleta automatizada, lixeiras subterrâneas, ecopontos, ações de recolhimento de volumosos e campanhas de educação ambiental.

O município também investe em parcerias com associações de catadores e mantém programas voltados à reciclagem, o que contribui para elevar os índices de reaproveitamento de resíduos. Outro destaque recente foi a atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos.

O prefeito Valmor Scolari Júnior afirmou que o reconhecimento reforça o planejamento e as ações da gestão. Segundo ele, além da gestão de resíduos, iniciativas como a substituição da iluminação por LED, melhorias no abastecimento de água no interior e o trabalho das equipes ambientais contribuem para o resultado.

Ainda conforme o prefeito, o modelo adotado em Chapecó tem chamado atenção de outras cidades. Recentemente, equipes de Porto Alegre visitaram o município para conhecer o sistema de lixeiras subterrâneas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp